Ilha das Mil Delícias

Imagina um espaço quase do tamanho do Mercado Central da Praça Rui Barbosa dedicado somente aos aperitivos, petiscos, tira-gostos, acepipes e demais comidinhas e bebidinhas de boteco? Somado a tudo isso, vamos imaginar ainda que todas essas delícias, reunidas sob o mesmo teto, fossem feitas pelos melhores da cidade em sua especialidade.

Por exemplo, num canto o bucho à milanesa do Edmundo; no outro canto o bolinho de carne do Pudim; ao lado a carne de onça do Alemão; mais adiante o pernil com queijo do Stuart; aqui o hambúrguer do Madero; acolá o filé paranaense do Bar Palácio; etc. etc. etc. e assim por diante; o melhor da cidade sem sair do lugar. Ao alcance das mãos e do bolso.

Esse é o conceito do Mercado São Miguel, um lugar histórico e monumental localizado no coração de Madrid. Considerado um bem cultural da categoria monumento, a poucos passos da Plaza Mayor, é um grande e sofisticado mostruário do que existe de melhor na tradicional gastronomia espanhola. Percorrendo seus perfumados e coloridos corredores, podemos saborear todos os “bocadillos” e “montaditos” que fazem das “tapas” uma atração turística à parte em toda a Espanha.   

Com a mesma diversidade e qualidade – por que não? – esse seria um modelo a seguir para a futura reformulação do espaço hoje ocupado pelo restaurante do Passeio Público de Curitiba. Com a criatividade de nossos arquitetos, ao lado da Ilha da Ilusão teríamos a Ilha das Mil Delícias.