Aos 80 anos, o advogado e historiador Henrique (Vitamina) Schmidlinrecepcionou com champanhe quase 200 dos seus discípulos montanhistas e amigos que foram comemorar os 50 anos de sua conquista do Morro do Canal. 

continua após a publicidade
O brinde de Vitamina com este colunista.

Apenas com a orientação de uma fotografia aérea, no dia 7 de setembro de 1962 os desbravadores Vitamina, Ronaldo Cruz (Bigode) e Renato Tozzo abriram a primeira picada e, diante do encontro com verdadeira rede de fendas e corredores naturais que lembravam labirintos e canais, denominaram o morro como Pico de Canal. A conquista se deu no dia 8 de setembro, abrindo uma trilha que até hoje é utilizada até o cume da montanha que proporciona uma belíssima vista panorâmica de Curitiba e dos lagos que abastecem a região metropolitana, além de uma boa parte do litoral do Paraná.  

A menos de 30 quilômetros de Curitiba e localizado no município de Piraquara, o Morro do Canal faz parte do conjunto do Marumbi. Tem 1370 m de altitude do nível do mar, com uma trilha muito bem cuidada e sinalizada, de nível leve superior: para os montanhistas o percurso pode ser feito em 40 minutos, em uma hora para os amadores e em quase duas horas para aqueles curiosos e despreparados com este colunista.

***

continua após a publicidade