Ego de capivara

Com a autoestima a 934 metros de altitude e o ego inflado, os curitibanos ganharam crédito para se exibir ainda mais pelo mundo afora. Segundo uma lista do site Traveller’s Digest, Curitiba é a 8.ª Melhor Cidade do Mundo para se morar. Ficando atrás apenas de Sidney (Austrália), Zurique (Suíça), Singapura (Cidade Estado); Portland (EUA), Hong Kong (China), Nova Iorque (EUA) e Frankfurt (Alemanha) – do 1.º ao 7.º lugar, respectivamente.

Antes um pontinho quase invisível no mapa-múndi, agora Curitiba é enxergada de longe. E temos bons números para ficar prosas. Podemos nos gabar. O sonho preconizado pelo visionário anarquista italiano Giovanni Rossi está se realizando. No final do século 19, num delírio de arquiteto, o engenheiro anarquista escreveu:

“Curitiba, como qualquer outra cidade, é dividida em três diferentes bairros ou seções. A cidade velha, que está destinada a sumir e que, diante da grandiosidade dos novos edifícios, parece realmente misérrima; a cidade provisória, que se ergue sobre o velho alto de São Francisco e que tem elegantes e cômodas casas de madeira; a terceira seção compreende a cidade monumental que está se formando aos poucos ao sul da cidade velha. Trata-se de palácios de mármore maravilhosos, destinados a durar séculos, como Gênova, Veneza e Florença”.

Quem diria? O Bairro Novo, na região sul de Curitiba, ainda vai se transformar numa Florença do lado de baixo do Equador. Só faltou dizer que o bairro nobre da Ecoville vai cumprir seu ideal, ainda vai se transformar numa Brasília miniaturizada – com suas ruas e avenidas absolutamente desertas.

Exibidos, estamos. Porém, a boa notícia não chegou em boa hora.Com a crise muito além das barrancas do Rio Atuba, precisamos botar as barbas do profeta Giovanni Rossi de molho.Estamos sendo gerenciados por Dilma Rousseff, convém não esquecer. Curitiba pode abrir o champanhe para comemorar a posição alcançada. Mas vamos brindar com moderação. Por enquanto, só quem pode exibir o ego inflado são as capivaras. E as “queridinhas da prefs” não podiam deixar por menos, depois que viraram símbolo informal da cidade do prefeito Gustavo Fruet.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna