Recebi do leitor Douglas Marcel Domingues da Silva um comentário sobre o gol contra de um beque da prefeitura que não autorizou a Rua da França, a festa cultural e gastronômica da Aliança Francesa que há dois anos é realizada em frente à escola, numa quadra pouco movimentada da Prudente de Morais, entre a Saldanha Marinho e a Augusto Stellfeld. Agora a festa de rua vai ser festa de pátio, neste sábado, na filial da Aliança Francesa que fica na antiga fábrica de fitas Venske (A Fábrika), no Alto da XV.  

continua após a publicidade

Escreveu o Douglas: “Lendo sua coluna do dia 15/08 (Gol contra),quero contar um fato que levou a lembrar um hábito de algumas cidades no oeste paranaense que como curitibano nunca ouvi falar. Morei anos atrás em Palotina e justamente neste mês comemora-se o Dia do Vizinho. Achei curioso, mas fazendo uma busca na internet percebo que a prefeitura de Curitiba realmente marcou um gol contra”.

Respondi ao Douglas que em maio já havia escrito sobre a efeméride, quando estava em Paris e assisti na Île Saint Louis a uma bela comemoração entre os privilegiados moradores de um dos metros quadrados mais caros do mundo.

Como já havia escrito, em cidades como Paris ou Curitiba, todos os dias ganhamos novos vizinhos. Pessoas que chegam à grande metrópole sem conhecer ninguém, carentes de parentes ou amigos. Daí que a Festa dos Vizinhos é uma estreia, um primeiro passo, para viver melhor no seu ambiente cotidiano. Ocasião para trazer à tona os projetos em comum, para romper com o anonimato e o isolamento.

continua após a publicidade

No Brasil, o Dia do Vizinho tem no calendário datas diversas, com cidades onde a confraternização passa em branco. Conforme testemunhou Douglas Marcel Domingues, em Palotina e outras cidades do Paraná o Dia do Vizinho é festejado em 20 de agosto. Ou no último sábado de agosto.

O único estado brasileiro a agendar o Dia do Vizinho é Goiás. A origem da oficialização remete a uma carta enviada pela poeta Cora Coralina ao ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco, solicitando a inclusão do Dia do Vizinho no calendário nacional. Hoje, a festa da vizinhança é celebrada pelos goianos na data do aniversário de Cora Coralina: 20 de agosto.

continua após a publicidade

Uma rua, prega o urbanista Jaime Lerner, é uma estrutura cara demais para ter um único uso. E vizinhos são parentes por parte de rua. Assim sendo, a prefeitura cometeu um duplo gol contra ao não permitir que a Rua da França fosse realizada na Prudente de Morais neste sábado, 20 de agosto, Dia do Vizinho e da poeta Cora Coralina.