O Museu do Olho é um legado que os paranaenses de hoje deixam para as gerações futuras do Brasil. Para nossos filhos, netos, bisnetos e para o resto da vida de Oscar Niemeyer, pois lá pelos seus 150 anos de vida ainda vai continuar dando entrevistas para explicar de que forma nasceu a monumental obra que leva seu nome em Curitiba.

continua após a publicidade

Foi em janeiro de 2002. Avenida Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro. Na cobertura do Edifício Ypiranga, as montanhas, o sol e o mar entram pelas paredes de vidro do escritório de Oscar Niemeyer. Frente a frente, o arquiteto de Brasília e o governador do Paraná, Jaime Lerner, se olham após breve conversa.

Niemeyer aponta uma das pranchas do Edifício Castello Branco e diz:

– Jaime, isto não é um museu!

continua após a publicidade

Semanas depois, a cena se repete. Niemeyer aponta para a maquete em forma de olho e diz:

– Jaime, agora isto é um museu!

continua após a publicidade

O Museu do Olho foi construído em sete meses, período em que o desenrolar da obra foi acompanhado por Niemeyer no Rio de Janeiro, em tempo real, graças a um sistema de teleconferência. Foi inaugurado em 22 de novembro de 2002 e Niemeyer em pessoa veio para a cerimônia -pela rodovia, não anda de avião.

Na noite anterior, o trabalho avançou madrugada adentro, na faina de terminar ao mesmo tempo pisos, paredes e iluminação e as exposições de arte escolhidas para a festa de abertura. O final da obra foi comemorado com um foguetório.

Mas ainda faltava um detalhe. E este ficaria para horas depois, na manhã do dia de inauguração do NovoMuseu, o primeiro nome oficial do Museu do Olho.

Oscar Niemeyer, o próprio, recém-chegado do Rio de Janeiro, não gostou de uma parede que viu dentro do Olho. E mandou derrubá-la. E a parede de gesso foi ao chão, caracterizando a última obra do complexo de mais de 30 mil metros quadrados de construção, num terreno que soma 144 mil m .

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, carioca de 15 de dezembro de 1907, inaugurou a obra que no ano seguinte viria a se chamar Museu Oscar Niemeyer , um dos mais bonitos do mundo, poucos dias antes de completar 95 anos.