Depois é que são elas

Na medida em que vai se aproximando o veredicto das urnas, quando nos comitês de campanha já começam a especular a formação de um novo secretariado de governo, vale a pena lembrar de uma velha história do jornalista Nireu Teixeira, recontada há poucos dias por Jaime Lerner – justamente um ex-governador que conhece como poucos o assunto.

Conta Nireu Teixeira no livro “Espeto Corrido” (coletânea de suas melhores crônicas) que o seu personagem predileto, Luiz Fernando Arzua, estava no prolongamento de um jantar, numa conversa sem fim, quando lá pelas tantas o amigo Atílio Comodo pensou em voz alta:

– Eu sei por que é que o governador se bate tanto para organizar a administração de um Estado. Será que ele não conhece gente suficiente para ocupar os cargos?

Arzua balançou a cabeça e ponderou que não era assim tão fácil montar um governo.

– Vamos imaginar que nós ganhamos a eleição e temos que compor a máquina do governo. Quem escolheríamos?

E no mesmo momento, os dois largaram a conversa sem fim para pensar em nomes e em cargos. No início a coisa foi fácil, mas num determinado momento os nomes começaram a escassear. Foi quando Arzua lembrou:

– Que injustiça! Nós esquecemos do Ivan Xavier Viana. Vamos nomeá-lo Secretários de Finanças!

Atílio pensou um pouco e fez uma ressalva:

– O Ivan é muito complicado. Ele não aceita!

Como só havia uma coisa a fazer – telefonar para indicado – Arzua nem considerou que já era madrugada e ligou mesmo assim:

– Olha Ivan: o Atílio e eu estamos organizando o próximo governo. Queremos saber se você aceita a Secretaria de Finanças.

Do outro lado do fio, a voz se alevanta:

– É isso que eu ganho após tantos anos de lealdade ao partido? Vocês sabem que quem controla as verbas é a Secretaria do Planejamento. Não! Muito obrigado!

– É bom você decidir logo! Restam poucas vagas! – encerrou Arzua.

– Não disse? O homem é complicado!

Com o nome do irredutível Ivan riscado da lista, escolheram outro. Quando o secretariado estava quase completo, o telefone tocou:

– Alô, Arzua? Aqui é o Ivan! Vocês já preencheram a Secretaria de Recursos Humanos?

********

A cena narrada por Nireu Teixeira fatalmente vai se repetir numa possível vitória de Marina Silva. Com a faixa de presidente da República, na primeira hora do primeiro dia ela vai se queixar aos seus poucos correligionários que a ajudaram na subida da rampa do palácio:

– Agora eu sei por que é que o presidente se bate tanto para organizar seu ministério. Onde é que eu vou arrumar gente suficiente para ocupar os milhares de cargos do PT?