Das tripas coração

Quando Alexandre Dumas viajou pela Espanha para colher subsídios para o seu “Grande Dicionário da Cozinha”, deve ter sido no Mercat de La Boqueria que o autor de “Os Três Mosqueteiros” foi apresentado ao autor desta frase: “Por punado de aire no se debe perder um barrenon de tripas”. Isto é: “Por um punhado de gases não se deve perder uma panela de tripas”.

Das tripas coração, é o que se faz ao conhecer la Boqueria de Barcelona, o mercado cuja história remonta à Idade Média. A notícia mais antiga que se conhece é do ano 1217, quando a famosa “rambla” no coração de Barcelona era apenas uma rua entre muralhas; e foi lá que “um representante del rey concedió a um particular la propriedad de un mostrador para trinchar carne de ‘boc’ (boi)”, de onde surgiu o nome de Boqueria.

Com pouco mais de 13 mil metros quadrados, La Boqueria é o maior mercado público da Europa. Numa situação privilegiada, tendo como sala de visitas a mundialmente famosa Rambla, o mercado se converteu num dos locais mais visitados de Barcelona.

Com seus sabores inéditos, com seus mosaicos coloridos de frutas exóticas, com a maresia vinda dos pescados, com todas aquelas joias preciosas do Mediterrâneo, com o touro acabado de matar, é como alguém já disse uma vez: “Se o unicórnio existisse, se venderia no Mercat de La Boqueria”.