Da cozinha de casa à cozinha do vizinho, uma história de sucesso

Aos sempre indecisos que não sabem o que mais dar de presente de Natal aos pais, avós e – agora que a longevidade não é mais um privilégio dos abençoados – bisavôs, uma dica apetitosa: já está nas Livrarias Curitiba o álbum fundamental para a memória gustativa dos novos e antigos curitibanos: “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba – Memória do Gosto”, uma bela e elegante obra que retrata as origens da nossa cultura gastronômica e revive a memória de familiares e frequentadores dos estabelecimentos que acrescentaram sabor ao lazer preferido dos curitibanos: beber e comer bem, excepcionalmente bem!

Profusamente ilustrado e muito bem editado (embora as letrinhas pudessem ganhar um corpo maior), o livro tem como fio condutor a história que passa pelas mesas de mais de 40 bares e restaurantes, tendo como pano de fundo o contexto histórico e social da cidade em diferentes períodos.

Conforme a editora Rafaella Malucelli, nas entrevistas realizadas com frequentadores e familiares foi possível descobrir o que ainda está cravado no coração de todos que fizeram parte dessa história gastronômica. “Nessa obra, o leitor terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por estabelecimentos que representam muito mais que um local para fazer uma refeição, foram pontos de encontros de amigos e ambientes para ver e ser visto”.

Com pesquisa da Doutora em História e Cultura da Alimentação, Mariana Corção, e da Mestre em História e Cultura da Alimentação, Sabrina Demozzi, o livro é dividido em três partes: “Da mesa das casas à convivência social” conta o surgimento das primeiras casas de família que abriam suas portas para o negócio; em “Culinária herdada: a influência estrangeira e a ascensão dos restaurantes típicos” estão os imigrantes e sua contribuição para a mesa curitibana; e “Da culinária à alta gastronomia”, o surgimento da cozinha internacional na cidade.  O ambicioso projeto, com apoio da Gazeta do Povo, contou com um time de consultores para fundamentar a pesquisa, entre eles, os empresários Pedro Corrêa de Oliveira e Aldo Malucelli, o enófilo e colunista da Gazeta do Povo e Revista Gosto, Guilherme Rodrigues e a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak.