Aqui na taberna “no apta para niños ni beatos” (não apta para meninos e beatos), é grande a curiosidade: “E se o Brasil perder a Copa?” – pergunta o garçom Joaquim Garcia y Garcia, no que acrescenta o outro garçom chamado Manoel Rodriguez y Rodriguez: “E se o Brasil cair fora já nas oitavas de final?”.

continua após a publicidade

Dois únicos garçons da taberna “no apta para niños ni beatos”, Joaquim e Manoel moram em Barcelona desde “niños”, mas são de origem galega. Oriundos na Galícia, divisa com Portugal, os galegos são nossos primos irmãos por parte de idioma. Respeitados cozinheiros e donos de receitas memoráveis da gastronomia ibérica, também são muitos os galegos a nos servir em bares e restaurantes, o que é uma bênção para os primos brasileiros.

“Os espanhóis estão preocupados com as prometidas manifestações de rua, principalmente em Curitiba, onde os nossos guapos vão jogar!” – diz Joaquim ao nos servir alguns bocadilhos, enquanto Manoel corre nos abastecer com um vinho “crianza” (novo) de Rioja: “É verdade que em Curitiba os fundamentalistas anti-Copa do Mundo prometem explodir as estações de metrô da cidade?”,

“Onde você ouviu isso?” – perguntamos assustados. “É só o que se fala aqui na Espanha!” – responde Manoel. Ao que Joaquim completa: “Dizem que os fundamentalistas anti- Copa do Mundo vão incendiar várias estações de metrô de Curitiba. Tá escrito aqui no jornal, ó pá! Os alvos principais seriam as estações que ligam as zonas Sul e Norte da cidade, da Cidade Industrial até a Rua das Flores, principalmente as estações da Arena da Baixada, do Passeio Público, do Alto da Glória, Terminal Cabral, Boa Vista e Santa Cândida”.

continua após a publicidade

Boquiabertos – sem nem mesmo botar uma azeitona na boca -, tentamos explicar aos primos galegos que o metrô de Curitiba não existe, ainda está no projeto e na promessa.

“Quer dizer que os tais legados da Copa para Curitiba não passam de conversa mole?” – surpreende-se Joaquim, de queixo caído. Ao mesmo tempo em que Manoel tenta mudar de assunto: “Este vinho criança de Rioja é dos melhores! Vamos aos copos e depois nos contem outra piada de brasileiro, porque esta taverna não é apta para meninos e beatos!”.

continua após a publicidade