Comissão técnica do Furacão

Informações de cocheira nos dão conta que desde o início da pré-temporada o Clube Atlético Paranaense está de cozinheira nova. Escolhida e contratada a dedo por Mário Celso Petraglia, a nova gerente da cozinha tem um nome um tanto difícil para a rapaziada mastigar: LyudmilaWhynagtchev. Nutricionista formada pela Universidade de Moscou, Mila é uma senhora circunspecta, com vasta experiência com atletas olímpicos russos e tem no currículo vários anos de trabalho na cozinha KGB, o serviço secreto russo. Em suma, a Madame Vinagre (como é mais conhecida) é uma cozinheira com o perfil que o Petraglia gosta: não ouve, nada fala, nada vê.

Quando LyudmilaWhynagtchev foi apresentada ao elenco, Paulo Baier foi único que não estava presente à palestra onde a madame mostrou os dentes. No dia seguinte, guloso e curioso, Baier correu perguntar ao técnico Ricardo Drubsck qual seria o prato principal do dia. Drubsck não disse uma palavra. Virou as costas e voltou à sua prancheta. O veterano Baier, que agora é o comentarista oficial da Rádio Furacão, também virou as costas e foi procurar o preparador físico Omar Feitosa: “O que teremos para o almoço?”. Silêncio. Feitosa parecia um zumbi, não deu um pio.

De um por um, Paulo Baier não encontrou ninguém mais que lhe falasse o que iriam comer no almoço. Naquele silêncio ensurdecedor, o craque entrou na cozinha do CT do Caju e foi direto à fonte:

– Dona Lyudmila, o que teremos para o almoço?

– Língua! – respondeu a madame.

*******

A anedota é bem mais veterana que o Paulo Baier, nota-se. Mesmo assim, relativamente bem adaptada, serve para ilustrar o que vem acontecendo na cozinha do Clube Atlético Paranaense. Uma organização tão moderna, com métodos tão avançados chega a inventar a “coletiva de imprensa sem imprensa”.

Depois de estrear em casa com um empate, com os jogadores proibidos de falar à imprensa, agora Mario Celso Petraglia deve anunciar para a comissão técnica os três macaquinhos do folclore chinês: Mizaru (o que cobre os olhos), Kikazaru (o que tapa os ouvidos) e Iwazaru (o que tapa a boca).