Ciclo do caranguejo

Atarefado com os pedidos de sol para o verão, estava São Pedro despachando em seu gabinete quando a secretária entrou, nervosa:

– São Pedro, é o doutor Bento Munhoz da Rocha Netto, da CCPP. Ele quer falar com o senhor imediatamente!

– O quê? A CCPP de novo? Diga para o doutor Bento que eu estou calculando as cotas de sol para o final do ano e já atendo.

 (Para seu conhecimento, a CCPP – Comissão Celeste Pró-Paraná – é uma Ong (honesta) montada no Céu para defender os interesses paranaenses nas altíssimas esferas do poder celestial, presidida pelo ex-governador Bento Munhoz da Rocha Netto).

– São Pedro, obrigado pela audiência fora da agenda, mas o que tenho a tratar não é com o senhor!

– Ora, patacas! O senhor bem sabe que a minha agenda é apertada, especialmente agora no fim do ano, quando todo mundo quer sol, sombra e água fresca! No que posso então lhe ajudar? 

– A CCPP precisa de sua ajuda para marcar uma audiência com o Senhor Todo Poderoso do Céu e da Terra.

– Difícil! Estou tentando falar com Ele há dois meses e não consigo. O Todo está com agenda tomada até o final do ano que vem, ou mais, tentando resolver a crise financeira da Europa.

– A crise do Euro é tão grave assim?

– Tão grave quanto a crise lá no Atlético Paranaense.

– É exatamente sobre esse assunto que nós da CCPP estamos tentando tratar com o Todo.

– Não me diga que o aquele tal de Malucelli ainda está no aguardo de um milagre?

– Mais ou menos isso. Só com a intervenção Divina poderemos serenar os ânimos e acabar com a autofagia que está regredindo o Paraná à Idade da Pedra. Exemplo disso foi o Atletiba de domingo: um assiste o outro na miséria de sempre e todos comemoram a desgraça alheia.

– Ora, doutor Bento! Por ter nascido em Paranaguá, o senhor mais do que ninguém sabe que o Paraná ainda não saiu do Ciclo do Caranguejo: quando um quer sair do balaio, os outros se unem para puxar o atrevido pra baixo.

– Infelizmente, a inveja é da alçada Divina. No mais, o que eu poderia fazer pelo Paraná?

– Seria muito difícil encaixar uma semaninha de sol entre o Natal e o Ano Novo?