Muito se tem falado das calçadas de Curitiba. Não há cronista que, por momentânea falta de assunto, não tenha cometido alguns parágrafos sobre essa centenária mania curitibana de andar de cabeça baixa por causa das calçadas.

continua após a publicidade

São lendárias as calçadas de Curitiba. A má fama vem de longe, quando a cidade era conhecida como “Cidade Sorriso”, epíteto cunhado pelo jornalista e caricaturista sergipano Hermes Fontes, que publicou crônica sob este título em 25 de fevereiro de 1929. Mas como o sorriso da cidade não combina com a feição dos moradores, a jornalista Antônia (Tonica) Eliana Chagas foi uma das primeiras a tentar levar Curitiba ao dentista. Curitibana de coração e hoje novaiorquina por opção, Tonica foi a primeira a observar que o curitibano costuma andar na rua de cabeça baixa, ensimesmado e atento, por culpa de nossas calçadas. De tão mal construídas, esburacadas e onduladas, as calçadas fazem do curitibano um pedestre preocupado com a sorte das próprias canelas. Tonica prega a instituição de calçadas sem truques, simpáticas aos pedestres.

Tão simpáticas quanto estas que a Prefeitura está concluindo, dentro dos 50 quilômetros de novas calçadas previstas no Anel Viário. Para nenhum cronista colocar defeitos, as novas calçadas contam com rampas de acesso e pista táctil, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência e problemas de locomoção, idosos e mulheres com crianças. Segundo a Prefeitura, o novo calçamento, em obras em 19 ruas da cidade, é feito com blocos de concretos intertravados (paver), mais resistentes e seguros, além de antiderrapantes. Para que as calçadas tenham boa qualidade, a Prefeitura capacitou os calceteiros e padronizou o modelo de calçamento ao longo dos 25 quilômetros do Anel Viário. As ruas terão calçadas nos dois lados.

O novo calçamento cruza oito bairros da cidade – Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde. O Anel Viário é composto por 23 ruas e as novas calçadas foram concluídas nas seguintes ruas: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Brigadeiro Franco, Tenente João Gomes da Silva, Teffé, Lysimaco Ferreira da Costa, Augusto Severo, Sete de Abril, Ubaldino do Amaral, 21 de Abril, Mauá, Comendador Fontana e Campos Salles.

continua após a publicidade

Para gáudio e esperança do prefeito Luciano Ducci, saem as calçadas da infâmia e estreiam as calçadas da fama. Infâmia para os prefeitos que desprezaram os pedestres, fama para o prefeito que precisa levantar a cabeça e olhar em frente, porque atrás vem gente. O Gustavo Fruet, principalmente.