Burro de onze cabeças

Jaguara, o Animador de Velórios dos Campos Gerais, está pensando seriamente em mudar o domicílio eleitoral para Curitiba. De mala e cuia, inclusive com a patroa chamada Cinelândia.

– De jeito maneira pretendo abandonar os Campos Gerais – observa o Jaguara. Só vou ficar fora por um ou dois invernos. Tá vazando tanto compromisso da minha agenda que não tem sabugo que tape.

Como qualquer criança sabe, foram 12 os trabalhos de Hércules: o Leão de Neméia; a Hidra de Lerna; o Javali de Erimanto; a Corça Cerinéia; as Aves do Estínfale; as Cavalariças de Áugias; o Touro de Creta; as Éguas de Diomedes; o Cinto de Hipólita; os Bois de Gérion; os Pomos de Ouro; e os guardiões do Hades.

Os trabalhos do Jaguara não são de tal magnitude, mas são tão ou mais hercúleas que as tarefas do próprio Hércules.

O primeiro dos trabalhos é o Burro de Onze Cabeças da Baixada.

– Quando assinei contrato para atender o Marcos Malucelli, presidente do ex-furacão, me esfriou as paqueras. Mãezinha! Nunca pensei que iria pegar tamanha encrenca. É um caso de polícia tão grande que até chamaram um delegado para botar ordem no galinheiro.

Quando o Jaguara chegou à Arena da Baixada para reconhecer o local do velório, ficou impressionado com o estado do gramado:

– Aquilo é uma coivara! (diz o dicionário, são os restos de uma queimada na roça). Agora vamos ter que limpar o terreno. Depois arar e semear tudo de volta! Uma trabalheira.

Com todo o respeito ao presidente Marcos Malucelli, é preciso dizer que o Jaguara não guarda boas recordações do presidente rubro nego, com quem já jogou muita bola nos Campos Gerais

– Conheço esse um “animal de teta”! E não entendo o que ele veio fazer em Curitiba, quando devia estar criando “porco dismeia” lá em Irati. Pelo serviço apresentado no Atlético, ele é do tipo que, depois de lavar uma criança na bacia da cozinha, joga o neném com água e tudo pela janela.

O Animador de Velórios pretende fazer com o Burro de Onze Cabeças da Baixada o mesmo que Hércules fez com o Guardião do Hades. Cérbero, o cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules capturou Cérbero e devolveu o cão guardião ao inferno. Quanto ao Burro de Onze Cabeças, Jaguara pretende devolver para Irati.

– O que fazer com o time do Atlético e quais os planos para tirar o clube “do bico do corvo” ? – perguntamos ao Jaguara.

– Infelizmente, a Inês é morta. O que me resta é animar o velório.