Bruxas e bruxarias

Jaguara, o Animador de Velórios dos Campos Gerais, depois de passar as festas com os amigos de São Luiz do Purunã, tomou o rumo de União da Vitória para fazer sua consulta anual com a benzedeira e cartomante Maria Sete Pelos.

O nome de Maria Sete Pelos vem passando de mãe para filha desde a Guerra do Contestado, nas barrancas do Rio Iguaçu. A primeira delas, virgem protegida do monge da Lapa, era uma prostituta que dormia com o Diabo em troca dos poderes de curar e fechar o corpo, além de revelar o passado e prever o futuro de qualquer vivente que a procurasse. Em troca, ela aceitava ajutórios de bom valor que ajudassem na luta dos “pelados” contra a famigerada “Southern Brazil Lumber & Colonization Company”.

Ao aprender com o Capeta que a semente de um homem era o elixir dos deuses, a feiticeira fazia reacender nos maridos paixões apagadas. Como que hipnotizados pelo revoar daquela mariposa do Iguaçu, os fregueses de seu lupanar eram só olhos e ouvidos quando alguém perguntava à bruxa se era verdadeira sua ligação sexual com o Demônio. Às gargalhadas, Maria Sete Pelos respondia:

– À meia-noite no meu quintal com a cabeça ao ar, com a porta aberta para o Rio Iguaçu, eu enterro e desenterro umas botijas, e estou nua da cintura pra cima e com os cabelos soltos, e nua da cintura pra baixo eu falo com o diabo, e levo ele pra cama!

Pelo que conta o Jaguara aos seu ouvintes de velório, a Maria Sete Pelos que agora atende numa chácara em União da Vitória, com vista para a curva do Rio Iguaçu, é a neta da original. Também conhecida como Maria Nove Pelos, por ser filha da Maria Oito Pelos, nos últimos tempos se concentrou em rezas e rituais para fechar o corpo dos contribuintes e proteger o bolso dos achaques do governo.

Dentre estas orações para se proteger das malignitudes dos poderes Executivo e Legislativo, Maria Nove Pelos adaptou uma antiga reza braba de sua família para os tempos atuais. É a oração para Nossa Senhora dos Esfolados, a padroeira dos contribuintes.

“Milagrosa Nossa Senhora dos Esfolados, se tiver alguma coisa atada dentro de minha casa, do meu escritório, do meu negócio, da minha fábrica ou do meu corpo, sairá em seu nome; se eu tiver inimigos no governo, não me enxergarão; não serei explorado com mais impostos, nem com outras taxas e juros e não serei vítima dos prepotentes; de hoje em diante, não serei mordido por fiscais nem achacado em nome de partidos políticos. Com a proteção de Nossa Senhora dos Esfolados, com as preces de Santa Edwiges, não me botarão olho gordo e mau olhado, muito menos nos levarão à falência”.

Poderosa, é uma oração que exige cuidados posteriores durante sete dias e sete noites. Para não abrir o corpo, não se deve sentar em pedra de amolar, atravessar a frente de viatura oficial, passar por baixo de uma cerca de arame sem tirar o chapéu, beber água de bruços e, principalmente, nunca deixar de se benzer quando passar em frente ao Palácio de Governo.

Sendo hoje o Dia de Reis, quando os reis magos Melchior, Gaspar e Baltazar, seguindo a estrela do oriente, chegaram ao Menino Jesus, levando ouro, incenso e mirra como presentes ao seu Senhor e Salvador, também o Jaguara leva um bom presente para Maria Sete Pelos. Será um mimo à altura do tempo que a cartomante vai levar para prever os principais acontecimentos do calvário previsto para 2015.

E a primeira pergunta que o Jaguara vai fazer será a seguinte:

– Dona Maria Sete Pelos, qual foi a bruxaria que fizeram com a presidenta da Petrobrás?