Briga de jacarés

Está quebrando o pau no Parque Barigüi. Sem saber para onde serão mandados, os jacarés estão com os nervos à flor da couraça. Líderes de duas facções, o jacaré-do-papo-amarelo e o jacaré do pantanal se odeiam. E tudo se agravou com uma discussão besta, quando Hugo Chávez foi declarado persona non grata no Paraná.

Hugo Chávez não é mais benquisto no Paraná graças a uma bobeada da maioria governista que deixou passar, por entre as pernas, a proposição apresentada pelo deputado estadual Ney Leprevost. O gol contra deixou Roberto Requião numa tremenda saia justa: Chávez já veio almoçar no Palácio Iguaçu duas vezes. Pena que não tenha gostado da nossa comida. Há exatamente um ano atrás, o presidente trouxe sua própria comida da Venezuela para 60 convidados. O presidente e o governador sentaram-se frente a frente, enquanto os demais se acomodaram nas seis mesas em volta. Precedido de seu próprio ?degustador de segurança?, foi servido ao ?comandante? a iguaria bolivariana chamada ?asado negro?.

Sem nenhum demérito ao chefe do cerimonial do Palácio Iguaçu na época, Jacyr Bergman II, mas quem salvou o tempero do ágape foi a primeira-dama Maristela Requião. Ainda em tempo, retirou do cardápio ?l? acqua nera del capitalismo? e ordenou que servissem um suco de maracujá de Morretes. O refresco fez seu efeito. Se a coca-cola tivesse vindo à mesa, o destempero seria sentido até na sobremesa.

Não se sabe se foi pela deselegância do ?comandante?, que não teve nem mesmo curiosidade de conhecer a cozinha do dono da casa, mas o fato é que o deputado declarou o presidente da Venezuela persona non grata. E, por incrível que pareça, esse foi o motivo da desavença entre o jacaré-do-papo-amarelo – que defende o deputado Leprevost – e o jacaré do pantanal – adepto fervoroso de líder bolivariano. A encrenca começou quando o jacaré do pantanal distribuiu um panfleto exigindo que a Assembléia declare George W. Bush também persona non grata no Paraná.

Olho por olho, dente por dente, o jacaré do pantanal, que é bem informado, está divulgando parte de um artigo de John Hemingway, neto de Ernest Hemingway – nada mais, nada menos – que deixou a facção dos papo-amarelo em pé de guerra:

?Digam o que disserem sobre o presidente da Venezuela, o homem tem feito muito mais pelos pobres do que Bush ou seus amigos neoconservadores. Chávez tem liberado bilhões de dólares da riqueza petrolífera de seu país para ajudar os necessitados do hemisfério. Bush, por outro lado, tem desperdiçado a riqueza da nação numa série de brutais invasões que têm beneficiado amplamente a ele próprio e alguns de seus amigos empresários. Ele não consegue cuidar de seus próprios soldados feridos, que são jogados em hospitais de Washington, verdadeiras lixeiras infestadas de ratos, onde até medicamentos básicos para tratar horríveis mutilações físicas e psíquicas lhes são negados. E ele ainda quer salvar a América Latina??

Em resposta, o jacaré-do- papo-amarelo aborda os passantes do Barigüi com folheto em apoio ao deputado Ney Leprevost : ?O estilo de Hugo Chávez governar desrespeita a constituição, a liberdade de imprensa, persegue adversários políticos fazendo uma verdadeira ditadura branca na Venezuela. Eu acredito que cabe para as novas gerações de políticos lutar de forma veemente contra qualquer regime que possua traços totalitários?.

***

Com a paralisia do governo federal, e enquanto Lula não terminar a lataria e pintura dos ministérios, o Ibama não vai decidir para onde levar os jacarés. Enquanto isso, o clima é tenso no Parque Barigüi; e os jacarés já estão envolvidos em outra polêmica: Balbinotti deve ou não deve assumir o ministério da Agricultura? O jacaré- do-papo-amarelo é a favor da soja transgênica; o jacaré do pantanal é contra. E os vizinhos do parque que durmam com um barulho desses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna