Bosque do riso e das palavras

“Plantado por escritores e cartunistas que acreditam na força do traço e das letras para dotar a vida de sombra e água fresca”. Com essa placa, sábado passado, a Pousada Parque São Luiz do Purunã inaugurou um bosque dedicado aos escritores e cartunistas, depois de uma feijoada para comemorar a primavera e o Dia da Árvore.

O ator Luís Melo, senhor do ipê amarelo.

Por iniciativa do empresário rural Casto José Pereira, proprietário da Pousada São Luiz do Purunã, em torno de 40 convidados passaram um sábado mais que perfeito: caipirinha, feijão, humor, música e, ao contrário do tempo que serra abaixo e serra acima se mostrava brusco, o clima de comemoração entre velhos e novos amigos foi o de sempre, tão leve quanto o Sol de primavera que apareceu no final da tarde.

Os trabalhos da Feijoada do Purunã foram iniciados às 11h, com a abertura das panelas às “14h en punto de la tarde”. Depois da homenagem ao cartunista Solda, das rápidas palavras de alguns convidados (com destaque para o discurso do historiador Carlos Solera), do show do polaco Isidório Duppa e uma canja de jazz dos músicos Glauco Sölter (baixo acústico) e Paulinho Sabbag (teclado), a trupe de escritores, cartunistas e demais agregados varou o campo para inaugurar no alto da coxilha o “Bosque do Riso e da Palavra”.

Paixão e o premiado iluminador Beto Bruel.

Na véspera do Dia da Árvore e da sagração da Primavera, dezenas de mudas de ipês amarelos foram plantadas nas sombras de um capão de araucárias e outras espécies nativas. Cada qual com respectivos nomes impressos, os convidados fincaram junto aos ipês suas marcas de passagem para futuro reconhecimento. Não sem antes Thadeu Wojciechowski declamar o poema de Augusto dos Anjos, A árvore da Serra.

A pedido de Eloi Zanetti, no próximo ano, a “Feijoada do Riso e da Palavra” terá sua segunda edição, revista e ampliada. Com o mesmo espírito e no sábado anterior ao Dia da Árvore, quando o escritor Cristovão Tezza vai ganhar mais um prêmio: passar o dia deitado na rede, vendo o seu ipê amarelo crescer em São Luiz do Purunã.