Ontem o governador Beto Richa entregou a Ordem do Pinheiro, a mais alta comenda do Estado, atribuída às pessoas que se destacaram pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná. Entre elas, o ex-governador mineiro Aécio Neves recebeu o grau de Grã-Cruz e uma pergunta maldosa via internet: “Quem ele está namorando no Paraná?”. A insinuação de “mulherengo” faz sentido, pois o galante neto do Tancredo não veio a Curitiba para receber a medalha de Cavalheiro da Boca Maldita”, um sodalício com ojeriza às mulheres. 

continua após a publicidade

Dizia a fogosa atriz Zsa Zsa Gabor que “macho não quer dizer mucho”. Restam poucos lugares no mundo onde macho ainda quer dizer muito: no Afeganistão, pra lá de Bagdá e no centro de Curitiba.

Na semana passada, o tradicional jantar da Boca Maldita comemorou 55 anos com a entrega de medalhas a dezenas de homenageados do Paraná e do Brasil. Fugindo à velha tradição de realizar o jantar na Sociedade Thalia (onde em nome da Boca Maldita o mestre René Dotti discursava contra a ditadura), o ágape agora é realizado num desses emergentes hotéis cinco estrelas. O regabofe teria transcorrido nos conformes do jurássico cerimonial, não fossem dois imprevistos.

Pautada para cobrir o evento, uma desavisada jornalista foi vigorosamente barrada na entrada.:

continua após a publicidade

– Aqui mulher não entra! 

Com a repórter ainda tentando entender o que estava acontecendo, se aproximou com o convite na mão um convidado ilustre, capitão de indústria e comércio na Paraíba:

continua após a publicidade

– Desculpe, mas a sua acompanhante não pode entrar!

– Ó xente! Como não pode entrar se ela é a minha patroa!

– Aqui mulher não entra!

– Ixi Maria! Não há de ver que me convidaram para um congresso de boiolas?

– É a regra da Boca Maldita!

– Senhora jornalista (chamou o aperreado empresário paraibano) a senhorita conhece um bom lugar aqui perto para jantar?

– Conheço!

– Então lhe pediria o favor de fazer companhia à minha patroa que eu vou lá dentro e já volto! Pego a minha medalha e a nobre jornalista é nossa convidada para jantar! Em João Pessoa temos todo apreço às senhoras e senhoritas! 

Os paraibanos ficaram impressionados com a hospitalidade dos curitibanos. Alguém deveria contar aos membros da Boca Maldita que “paraíba é mulher macho, sim senhor!”.