As 7 maravilhas de Curitiba (2)

Afora a Pracinha do Batel, quais seriam as sete maravilhas de Curitiba? Pelas primeiras sondagens, parece impossível escolher sete. Nove entre dez eleitores incluíram no rol das maravilhas a réplica verde da Estátua da Liberdade, em frente à loja Havan.

Convenhamos, assim não é possível realizar uma escolha séria. Vamos acabar no mesmo nível do concurso internacional que, por amor à pátria, levou milhares de internautas brasileiros a votar no Cristo Redentor como uma das maravilhas do planeta. Uma humilhação, perante a Acrópole de Atenas, a Torre Eiffel, o Kremlin, a Capela Sistina, a Estátua da Liberdade original e até a Angelina Jolie – afinal, para ser considerado uma das maravilhas do mundo, o objeto em julgamento precisa ser criado pelo homem. E Angelina é uma obra de arte gerada pelo ator Jon Voight. O que justifica a escolha do cartunista Solda, que votou na atriz, figurinista, produtora e locutora Karla Fragoso, como uma das monumentais belezas de Curitiba. ?Ela também foi criada pelo homem?, insiste Solda.

Outras maravilhosas curitibanas muito bem lembradas foram a cantora Anna Toledo, as atrizes Letícia Sabatella, Fernanda Machado e ainda a estupenda locutora da Band News Gisele Ishida.

Tarugo, produtor de televisão, não deixa por menos: no lugar da Pedreira Paulo Leminski, ele prefere a Áurea Leminski.

****

Assim como o Cristo do Corcovado, se a eleição das 7 maravilhas de Curitiba fosse realizada com o voto dos internautas, a Kyocera Arena e o Estádio Couto Pereira disputariam o alto do pódium. A melhor piada veio do cartunista Pancho:

– O Cristo Redentor é uma das 7 maravilhas do mundo!

– E o Atlético, ficou em qual colocação?

Por e-mail, Luís Cláudio Lima também se manifestou: ?Como bom coxa-branca, não poderia deixar de sugerir o Couto Pereira, porém, ciente da grande polêmica que seria gerada por atleticanos e paranistas, cada qual votando em sua própria casa (e causa), transformaríamos o concurso em discussão sobre futebol. E como tal, nunca teria fim.

Mas em minha modesta opinião, a maior maravilha de Curitiba está ali, bem próxima à praça do Atlético. Não, não é a Kyocera, mas sim a Avenida Getúlio Vargas. Sim, a velha Getúlio. A maior maravilha do mundo, sábado de sol, sete da manhã, você descendo a Getúlio. O cheiro, a brisa da manhã, uma musiquinha no rádio do carro… Não tem lugar melhor do mundo que a Getúlio, sábado de manhã!?.

****

A artista plástica Iara Teixeira é cabo eleitoral da incrível Estátua da Liberdade verde da loja Havan. Na categoria do bizarro, outra das 7 maravilhas de Curitiba se encontra em Santa Felicidade: a fachada do Restaurante Siciliano, aquela ruína romana pendurada numa altura de 20 metros. No mesmo rol, a escultura do ?Cavalo babão?, na Praça Garibaldi.

****

– E o pernil com verde do Bar Triângulo? – pergunta o escritor Manoel Carlos Karam. E o frango com polenta de Santa Felicidade? – acrescenta o jornalista João Feder. E o churrasco com maionese do Erwin, na Rua Mateus Leme, vizinho do robalo grelhado do Restaurante do Victor? – digo eu. Lazer preferido dos curitibanos, a boa mesa não pode ficar fora das nossas maravilhas.

****

As 7 maravilhas de Curitiba? Difícil responder. Depois que botaram a réplica verde da Estátua da Liberdade na lista, a Pracinha do Batel está no páreo.