Arca do sul do mundo

Depois que a presidente Dilma vetou apenas parcialmente o novo Código Florestal, o Todo Poderoso resolveu apressar o fim do mundo. Chamou Noé da Silva, brasileiro, dono de um pequeno sítio na borda da Serra do Mar e determinou, tal e qual a passagem bíblica, a construção de uma Arca de madeira.

– É hora de um novo dilúvio. No dia de São Pedro farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal.

Dito e feito, os trovões deram os primeiros avisos e os relâmpagos cruzaram os céus do Brasil.Enquanto o céu desabava, Deus olhou para a BR-101e viu o coitado do Noé da Silva ajoelhado, pedindo carona.

A voz do Senhor soou furiosa entre as nuvens:

– Onde está a Arca, Noé?

– Perdoe-me, Senhor! – suplicou o bom homem. Fiz o que pude, mas não deu pra erguer a Arca. Teria primeiro que obter uma licença na prefeitura e pagar uma fortuna para conseguir o alvará, mais 10% por fora. Fui ao banco levantar dinheiro, mas as exigências para empréstimos ficaram impraticáveis. O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio e saída de emergência. Começaram então os problemas com o Ibama para a extração de madeira para a Arca. Eu disse que eram ordens Suas, mas um funcionário me confidenciou que toda a madeira já estava vendida para a União Europeia. Tentei falar com o diretor, mas descobri que ele só atende com recomendação do senador José Sarney. Nesse meio tempo, o Ibama também descobriu um casal de micos-leões-dourados, no meio da bicharada e me aplicou uma multa absurda. Quando resolvi começar a obra no peito e na raça, apareceu um sindicato exigindo que eu contratasse marceneiros com garantia de emprego por um ano. A Secretaria de Meio Ambiente exigiu um Relatório de Impacto Ambiental sobre a área a ser inundada. Quando mostrei o mapa do Brasil, exigiram também um atestado de sanidade mental. A Receita Federal, quando viu tantas espécies raras reunidas no meu sítio, alegou sinais exteriores de riqueza e tomei outra multa milionária. Como se não bastasse, a Saúde Pública interditou a Arca por falta de um sistema de tratamento sanitário das fezes animais, pois não iriam permitir jogar bosta no dilúvio.

Quando Noé terminou o relato, notou que o céu clareava e a chuva minguava.

– O que está acontecendo? Então o Senhor desistiu do fim do mundo?

– Não vou mais perder meu tempo! – respondeu Ele, sumindo em direção da China. Em Brasília tem muita gente pra fazer isso por mim.