Correspondentes de guerra. Assim devemos tratar os internautas que cobrem os flagelos em Santa Catarina. Se ainda alguém tem dúvida de que a internet é o meio de comunicação mais ágil do planeta, basta acessar o endereço www.allesblau.net. É o diário da tragédia. Até o rádio, com todo o seu poder de fogo, sai perdendo na guerra da informação.

continua após a publicidade

Nesses momentos de urgências, a agilidade da televisão aberta é o grande veículo a ser questionado. É um elefante branco amarrado à grade comercial de programação, se desloca com a velocidade de uma tartaruga. O jornal, amarrado à rotativa e à rede de distribuição, será o ninho da crítica, da análise e do pensamento. Ninguém tira o papel do jornal para se saber o porquê dos acontecimentos. Para se saber, aqui e agora, o que está acontecendo, definitivamente a internet é imbatível. E o sítio Allesblau (Notícias de Blumenau) é o exemplo do momento. Com filmes, fotos, mapas, informações urgentes, comentários, desabafos, registros, quase tudo captado e transmitido pelos próprios internautas, o endereço da internet nos leva à cena da catástrofe. Alles blau, em alemão, quer dizer “tudo azul”. No presente, tudo cinza, marrom, preto, vermelho da terra deslizada.

Exemplar é um dos comentários dos internautas do Alles Blau: “Não pense que só porque a Rede Globo não deu o destaque devido aos acontecimentos que as pessoas não sabem deles! Com o advento da internet e a disposição de pessoas online para repassarem informações em tempo real, ninguém mais precisa ligar a TV para saber das coisas! Graças ao Orkut e ao Twitter pude saber informações de amigos que estavam incomunicáveis! Se eu dependesse da Globo, hein? Afff! Nem comento!”

Desses correspondentes de guerra da internet, recolhi outros despachos exemplares:

continua após a publicidade

– Fui dar uma volta assim que a água baixou para buscar meu carro, que tive que deixar para trás ontem de noite, porque minha casa ficou ilhada. Larguei o carro, atravessei com água na cintura e cheguei.

– Por favor, alguém sabe algo sobre a Rua Leopoldo Hering, no bairro Progresso? Estamos sem comunicação com Karina Pazio, o esposo e o filho Lucas. Seus pais moram no interior do Paraná e estão desesperados, pedem noticias.

continua após a publicidade

– Olá, pessoal! Minha vizinha tem uma fonte de água potável. Se souberem de algum abrigo, de alguém que necessite de água, por favor, me respondam este e-mail.

– Galera que está procurando postos de saúde para vacinas contra leptospirose. Não faça! Não existe vacina contra essa doença!

– Caminhão que vinha do Rio Grande do Sul carregado com alimentos foi assaltado na região de Caxias. Alimentos haviam sido encaminhados pela Defesa Civil do estado para SC. Motorista segue com outros dois caminhões para SC.

– Tenho a informação que no Alto Baú há mais de 20 mortos e esse número pode aumentar, as autoridades estão no local tentando abrir caminho por terra e estão achando mais corpos. Consegui essa informação com um policial que está trabalhando no local. Relato dele: “Cara, é horrível, tem crianças, idosos. É um filme de terror”.

– Postos, mercearias ou qualquer tipo de comércio que esteja cobrando preços abusivos devem ser boicotados, ou devem ser pedidos notas ou cupons fiscais. Esses casos serão tratados como crime e muitos postos já foram lacrados. Guardem os comprovantes de compra para reclamarem o abuso dos comerciantes depois que tudo isso passar.

– A rotina em Blumenau, definitivamente, não será mais a mesma.

Os sons que mais se ouviam durante a semana eram o de carros com músicas em mais alto volume, ônibus de tanto em tanto tempo e o das pessoas conversando nas ruas sobre o dia-a-dia. O som que mais se houve agora é o dos helicópteros voando a toda velocidade. Aos poucos, vamos nos acostumando com a condição em que nos encontramos. O cenário da destruição é imponente, mas não invencível.

***

Por certo, o cenário voltará a ser alles blau, Blumenau!