Aliás

Bento XVI só não estava no conclave de corpo presente. De resto, e principalmente de espírito, ficou a impressão de que o alemão comandou o cerimonial da sucessão como se fosse um general prussiano. A começar pela chaminé, o papa emérito soube dosar a fumaça, entre o preto e o branco, de maneira tal que nada lembrasse os pecaminosos 50 tons de cinza. Com tudo dentro da mais rigorosa pontualidade, o espetáculo que deve ter sido planejado por Ratzinger foi visto por milhões de espectadores, um público jamais alcançado ao vivo pela Santa Madre Igreja.

******

Aliás, perguntou Josef  Stalin na Segunda Guerra Mundial: “Quantas divisões tem o papa?”. Para não deixar de responder a essa pergunta que até hoje estaria engasgada na Santa Sé, dois exércitos papais desfilaram na Praça São Pedro: primeiro entrou a banda da Guarda Suíça do Vaticano, a toda força. Depois marcharam os Carabinieri italianos com a boca no trombone.Para quem gosta de uns bons dobrados no coreto da igreja, foi o ponto alto da festa.

******

Aliás, o diretor de cena da sagração ao papa Francisco parece ter uma larga experiência na Broadway. Ou então já comandou alguma abertura dos Jogos Olímpicos. A humildade pode ser a marca de Francisco, mas a sua posse foi um show. Ganhou da última entrega do Oscar.

******

Aliás, pouquíssimos brasileiros devem ter lembrado de uma frase de Dom Cláudio Hummes no conclave de 2005. Por não acreditar nas chances de um brasileiro suceder João Paulo II, o então cardeal de São Paulo parecia que estava pensando 13 anos na frente, justamente em defesa de seu sucessor na arquidiocese de São Paulo:

– Nossos irmãos, cardeais latino-americanos, não nos estimam muito!

******

Aliás, a premonição do cardeal Claudio Hummes faz sentido. Desde segunda-feira passada já se sabia que os cardeais da América Latina não votariam no brasileiro Odilo Scherer e que se articulava uma candidatura de última hora em torno do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio.  

******

Aliás, enquanto a fumaça preta saía da chaminé, Dom Odilo Scherer era queimado por ter cometido três pequenas gafes: confundiu o 5º com o 7º mandamento; deixou cair a hóstia de suas mãos na missa de domingo e, por último, assumiu a defesa da Cúria, e Bento XVI, depois de duras críticas feitas por outros cardeais.

******

Aliás, Deus é justo, bom e conhece os filhos que tem. Graças a Ele, só tivemos um cardeal atleticano no conclave: Odilo Scherer. Com mais um rubro-negro na Capela Sistina, o papa seria Mário Celso Petraglia. Como se sabe, o presidente atleticano é de uma família oriunda da Argentina!