O jornalista e escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007) foi escolhido como patrono da 32.ª Semana Literária Sesc, evento que termina neste sábado na Praça Santos Andrade, em uma tenda montada em frente do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

continua após a publicidade

Nascido em Rio do Sul, Santa Catarina, Karam é curitibano da Rua São Francisco, 50, onde se fez um dos mais escritores do Paraná. Lá em frente à confeitaria Blumenau, numa velha casa que agora só existe na memória de seus tantos amigos, escreveu algumas peças de teatro, vários livros (seu romance “Cebola” recebeu o Prêmio Cruz e Souza) e por muitos anos trabalhou nesta Tribuna do Paraná.

Saibam os leitores desta Tribuna, Manoel Carlos Karam (cuja obra é marcada pelo mais fino humor) foi o Dartagnan da Triboladas, a mais antiga coluna diária de humor ainda impressa nos jornais brasileiros. Triboladas foi uma criação do jornalista Hugo Sant’Ana nos primórdios da Tribuna, em 1959. O editor Fernando Camargo pediu ao Huguinho para criar uma coluna parecida com a da Última Hora, onde em São Paulo e no Brasil fazia sucesso o humorista Arapuan. Dos mais longevos redatores da Triboladas, em 1970 o Darta (Karam) enviou o personagem Massachussets da Silva para cobrir a Copa do Mundo no México. Repórter fictício de primeira viagem, o Massa se perdeu no meio do caminho do México e a Triboladas fez do desaparecimento do pamonha uma novela que durou seis meses, bem depois do Brasil levantar o caneco. Durante o sumiço do enviado especial, certo dia Karam pegou um táxi na rua Barão do Rio Branco (na época o endereço da redação da Tribuna) e o taxista, com ar preocupadíssimo, comentou com Karam o assunto que já tomava conta da cidade:

– Que lamentável, será que um dia ainda vão achar o seu colega de trabalho?

continua após a publicidade

– Onde o senhor acha que o Massachussets deve estar? – respondeu Karam.

– Não me leva a mal… Mas como quase todos os jornalistas são comunistas, o Massa só pode estar escondido em Cuba!

continua após a publicidade

*********

Com a bênção de patrono Manoel Carlos Karam, hoje às 19 horas estarei com dois dos meus livros na 32.ª Semana Literária Sesc: “Serra Acima, Serra Abaixo – o Paraná de trás pra frente” e “Maria Batalhão – Memórias póstumas de uma cafetina”. Se o caro leitor aparecer na Praça Santos Andrade, poderemos trocar figurinhas acerca da Triboladas, Massachussets da Silva, Dartagnan e, principalmente, sobre o nosso inesquecível amigo Manoel Carlos Karam. Venha que a praça é nossa!