A gordura de Jaime Lerner

(Esta crônica foi escrita em fevereiro de 2011. Mas como estamos ensaiando para o debate eleitoral, me parece que vale à pena ler de novo)

Ganha um bolinho de arroz quem souber quanto está pesando Jaime Lerner. Os pessimistas acham que ele está pesando menos de 100 quilos; os otimistas acreditam que ele já passou de 120 quilos; e os céticos não acreditam numa coisa nem noutra, porque o planejamento urbano de Curitiba já queimou todas as suas gorduras. 

A gordura do Jaime Lerner é um fenômeno que ainda vai render um prêmio Nobel para o cientista que conseguir explicar como o planejamento urbano de Curitiba consegue se sustentar por tantos anos (desde 1970) somente com os triglicerídeos de um arquiteto. 

Todo mundo conhece o peso eleitoral de Jaime Lerner. Segundo especialistas, na urna ele pesa em torno de 30% do eleitorado, com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, conforme o humor dos curitibanos. Se o humor estiver horroroso, acima da média que já é altíssima, Lerner pode alcançar até 51% dos votos válidos. Por outro lado, caso os curitibanos estejam rindo à toa, até as piadas de humor negro de Roberto Requião são levadas em consideração. 

Peso político é uma coisa, peso na balança é outra. Porque se balança ganhasse eleição, Rafael Greca seria prefeito até hoje. Ninguém vale quanto pesa, mas no caso da gordura de Jaime Lerner o seu peso é guardado a sete chaves no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Tida como segredo de estado, uma vez por mês a gordura de Jaime Lerner é monitorada por uma equipe de arquitetos.

– Temos informações seguras que o Lerner volta de Paris com cinco quilos a mais. Segunda-feira estará no escritório da Rua Bom Jesus.

– Ele tem algum jantar importante na agenda?

– Na terça-feira vai comer carnes no Badidas!

– Ótimo! Podemos queimar mais umas gordurinhas do Sistema de Transporte. 

– Alguém precisa convidar o Lerner para jantar todo o dia no Île de France. Com uma seguida dieta de “creme brûlée”, restauramos gorduras para mais oito anos de governo. 

Os nutricionistas do Ippuc aguardam boas notícias de Manhattan: Jaime Lerner é freguês de caderno do lendário restaurante PJ Clarke’s. Fundado em 1884, é ponto de encontro dos principais jornalistas americanos e era o preferido de Paulo Francis. 

O hambúrguer do PJ Clarke’s tem capacidade para fornecer gordura para os próximos dez anos da cidade.