A estreia do garufa

Quem hoje fica estarrecido com certas figurinhas e figurões da Justiça brasileira é porque não conheceu o desembargador Borbinha, fruto da oligarquia judiciária da Velha República. Filho único do desembargador Borbão, nasceu com uma covinha no queixo, muito dinheiro no bolso e preguiça demais para poupar a fortuna do pai, do avô e do bisavô.

Com 28 anos, Borbinha ainda cursava o terceiro ano de Direito e já seria um caso perdido para os tribunais, não fosse a rede de proteção da família e, principalmente, dos cúmplices na vida noturna que o ajudavam na manutenção e renda das mais cobiçadas dançarinas argentinas de Curitiba.

Borba velho, cansado de cobrir os cheques sem fundo do Borba novo, no almoço de Natal anunciou a boa nova:

– Meu filho, a partir de segunda você vai começar a trabalhar com o doutor Fialho Netto. Bem sabes que será um privilégio ter uma sala própria no nosso maior escritório de advogacia, ao lado do nosso maior causídico.

Com essa alavanca, Borbinha conseguiu se formar. Sem, no entanto, darsolução de continuidade aos obrigatórios provimentos pecuniários às argentinas da praça. Doutor Borbinha não só era fã das gringas como também tinha um respeitável fã clube nos inferninhos, graças a um carisma pessoal que não recebeu de herança. Muito pelo contrário, de simpático a dinastia Borba só tinha um sorridente anão de jardim na estupenda residência da família.

Carismático e sedutor, com a lábia afiada de tantos anos de gandaia, enfim chegou o grande dia do “garufa” (ou malandro, em referência ao tango argentino) estrear no Tribunal do Júri, defendendo as cores do doutor Fialho Netto. Com tudo a postos, antes de entrar em cena o juiz chama intempestivamente o guarda encarregado da segurança e pergunta, apontando para a primeira fila completamente tomada.

– Quem são aquelas alegres senhoras, tão perfumadas que daqui dá pra sentir o cheiro do perfume vagabundo?

– São elas damas da noite, senhor juiz.

– Vai lá e pergunta o que elas estão fazendo aqui?

O guarda se dirige ao festivo grupo, elas calam a algaravia, o guarda pergunta qualquer coisa e juiz espicha a orelha para ouvir a resposta da argentina mais velha, repleta falsos brilhantes:

– Nosotras acá estamos para assistir o ” debut” del Borbiña!

O futuro desembargador Borbinha foi aplaudido em pé!