Na Itália, o dono de um restaurante proibiu a entrada de políticos na sua cantina, sob a alegação de que os clientes se sentem enojados com eles à vista. A proibição foi notícia no planeta, o que nos serve de consolo, pois não só no Brasil a classe política está causando engulhos. Pode parecer uma ação politicamente correta de publicidade do restaurante, no entanto aqui em Curitiba aconteceu um incidente à mesa que justificaria a tese de que certos políticos são de embrulhar o estômago.

continua após a publicidade

Correspondente de O Estado do Paraná em Roma, enquanto o jornal circulou, a jornalista Janete Dequech ainda é a decana dos correspondentes estrangeiros junto ao Vaticano, a primeira da lista dos convidados das embaixadas e, assim sendo, atende todos os requisitos do que seria uma perfeita embaixatriz do Paraná na Itália.

Quando vem a Curitiba passar uns dias de férias, sempre fica hospedada na casa de um velho amigo jornalista, entre outras coisas uma espécie de oráculo da política paranaense. Num desses dias, o respeitado jornalista recebeu para almoço um ex-deputado em busca de algum milagre que o tirasse do lamaçal onde foi parar.

À mesa, o anfitrião colocou frente a frente (“tête-a-tête”, diria um diplomata), a correspondente em Roma e o ex-deputado mais acostumado a ficar de cara para um microfone. Primeiro os aperitivos (“consquinhos”, para o visitante), na sequência de uma mesa bem brasileira Janete Dequech não passou da salada.

continua após a publicidade

Quando o deputado afastou a cadeira um pouco atrás, bateu na barriga, estalou a língua e abriu a boca (cujas mandíbulas salientes até então não se fechavam) para pedir um palito, a correspondente em Roma não se conteve:

– Nunca vi ninguém tão nojento na mesa. Nunca lhe ensinaram a comer como gente? Em casa esse animal come num prato ou num cocho? Se a política é suja desse jeito, só pode ser por causa de nojentos de sua espécie. Com licença que eu vou ao banheiro vomitar!

continua após a publicidade

Voou farofa, voaram palavrões e o que sobrou do pastelão até hoje a família do jornalista se diverte a contar. Janete Dequech ainda mora na sofisticada Via Del Corso, enquanto o ex-deputado continua comendo no cocho de sempre.