A Ford durante muito tempo foi conhecida apenas pelo conforto interno, dirigibilidade, acabamento bem feito e design conservador, isso até início dos anos 2000, de lá para cá a Ford começou a investir pesado em itens, que a meu ver, deixavam a desejar, tais como: design mais contemporâneo, aerodinâmica mais arrojada e presença mais esportiva aos seus carros. Estes atributos começaram a ser focados desde então, no qual estão cada vez mais nítidos nesta segunda geração (MK2) do Focus, que carrega consigo traços retilíneos que favoreceram esta customização.
O projeto
Este Ford Focus Hatch originalmente designado de Sport, com motor 2.0 16v fex, que produz na gasolina 143 hp e no álcool 148, foi quase todo customizado deixando-o mais agressivo, esportivo e com cara de mau. A versão original tinha um visual muito comportado, típico de carro familiar, apesar do nome Sport. O proposto neste projeto de customização era criar algo arrojado, agressivo e com visual marcante, cara de mau. São poucos carros que recebem bem os tons monocromáticos como o preto, neste caso o design ajudou muito a receber estas adaptações.
O projeto começou pela carroceria onde a opção foi manter os traços originais, como as maçanetas, retirando apenas a logo e os adesivos. Todos os cromados foram pintados de preto fosco, tais como o friso no capô dianteiro, traseiro e acabamentos dos faróis de neblinas, pois carros com destaques cromados rementem mais a um estilo clássico do que esportivo. No caso do friso dianteiro pintado de preto da a percepção de que capô foi prolongado, assim o visual aparenta mais indócil.
As rodas originais de 16 polegadas foram substituídas por um jogo de 20 importadas raiadas nas cores preto fosco com detalhes diamantados, destacando as pinças de freios na cor vermelha, o conjunto todo deixa o carro com aparência de Bad Boy. Na suspensão rebaixada os amortecedores originais foram substituídos por kits reguláveis mais conhecidos como de rosca.
Interessante
Ford Focus é um automóvel enviado para a Europa em 1998 para suceder ao Escort e competir de igual para igual com os mais modernos Fiat Brava, Opel Astra (Chevrolet no Brasil) e Volkswagen Golf. Trazendo motores modernos e um design ousado interna e externamente, o Focus veio para fazer o mesmo sucesso que o antecessor Escort. Uma de suas inovações na categoria foi a suspensão traseira multibraço, o que permitiu que ele competisse de igual para igual com o Golf pelo posto de hatch que dá mais prazer em dirigir. A versão vendida na América do Sul começou a ser produzida em 2000, na planta de General Pacheco, Argentina, de onde, desde então, é exportado ao Brasil.
Fonte: Wikipédia.
Quer ver seu carro customizado virtualmente e publicado aqui na coluna Customização Automotiva?
Então convido você a enviar uma foto do seu carro para a coluna Customização Automotiva, para enviar é fácil.
Cada leitor deverá enviar apenas uma foto, que deverá ter mais de três megas de resolução e será selecionada com base na qualidade da resolução, posição do carro na foto e beleza ao final da customização.
A escolha de qual foto e projeto de customização será adotado na imagem, será feita apenas por mim.
Na foto deverá constar apenas a imagem do carro e não de pessoas.
O projeto escolhido será publicado sempre na última sexta feira de cada mês nesta coluna.
As fotos deverão ser enviadas no e-mail virtualcardesign@hotmai,l.com com o modelo do carro, nome do participante, cidade e estado de origem.