Faixas esportivas, um mito?

Olá pessoal, tudo bem? Mesmo vivendo em tempos modernos recheado de tecnologia ao alcance de um dedo, ainda é um dilema quanto se refere ao uso de faixas esportivas nas customizações automotivas. A grande questão é se devo usar ou não e sim se elas são adequadas ao estilo do seu carro. Vamos tenter resolver isso agora.

Existem inúmeros tipos e estilos de faixas decorativas geralmente são aplicadas em diversos locais do carro, no capo, porta-malas, teto, laterais e de diversos estilos entre elas: retas, contínuas, onduladas, duplas, finas, largas, espaçadas, modernas, coloridas, pretas, brancas, sem contar as personalizadas. Normalmente as mais comuns são as duplas no centro do carro de fora a fora, mas a grande questão em usar ou não, não dever ser o estilo, e sim, se servem para seu tipo de carro.

As faixas decorativas são para um grupo muito pequeno e específico de carro, pois quando as desejamos quais são as associações feitas? Se você pensou em velocidade, Racing, esportividade, potência e desempenho você acertou, então vamos brincar mais um pouco, e se pensarmos em quais carros elas normalmente são vistas? A resposta será provavelmente um Muscle car, Hot Rod ou carros de alta performance com DNA de corrida, então, quando existir dúvidas em colocá-las, devemos ter em mente em primeiro lugar se o seu carro está dentro dessas associações, pois como disse, elas não são para todos.

  

Se o seu carro está dentro desses quesitos, ok, só tome cuidado para que as cores harmonizem com o conjunto, mas se não estiver, não faz sentido querer colocá-las em um carro 1.0, 1.6 ou um 2.0 convencional pois são desenvolvidos para serem tradicionais ou são desenhados com outra proposta, sem apelo esportivo ou de performance. Se você quer customizar aplicando-as em seu carro para deixá-lo mais bonito, atenção, ao invés disso você chamará atenção negativamente, mas se mesmo assim desejar usá-las, então, tenha em mente algo que esteja alinhado com o estilo do carro, não há nada pior em uma personalização do que fazer adaptações que não sejam harmônicas, isso chama mais a atenção do que o próprio carro, portanto use-as em local onde as deixem o mais natural possível, de preferência seguindo as linhas do carro, destacando seus traços e silhuetas.

  

Mas, se o seu carro é de estrutura pequena, com hats ou sedãs médios o ideal é destacá-las usando estilos mais finos e sutis que podem ser aplicadas nas laterais, em vincos que queira destacar, seguindo as linhas do carro ou no centro.

 

Carros com muita performance e carroceria longa, mas com traços mais retos, o ideal é usar as tradicionais duplas ao longo do carro.

 

Esportivos com design mais arrojados e linhas mais expressivas, usar faixas duplas finas mais deslocadas para a direita seguindo a linha do farol é uma boa opção.

 

Já as cores das faixas deverão sempre seguir um padrão que combine com o carro, como por exemplo: se o carro for de cor neutra como branco ou preto, use faixas nas cores opostas, já em tons esportivos como vermelho e amarelo, na dúvida, siga o básico, preto, branco e também o cinza escuro. Carros nas cores metálicas como azul, a opção cinza é uma boa pedida, já o vermelho metálico a dica é usar o mesmo tom só que fosca.

Voltar ao topo