Amor platônico. VW Kombi 2012

No Brasil desde 1953 e produzida pela Volkswagen desde 1957, a Kombi encerrou sua produção em 2013 e entra para a história do país por ter sido o primeiro carro da Volkswagen no Brasil a ter contribuído ativamente no desenvolvimento da nação, criando possibilidades de pais de família a carregarem sua prole em um veículo próprio, amplo e barato. O fato é que, não existe um indivíduo que deixe de simpatizar com o veículo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, pelo menos que eu conheça. A Kombi chegou a incrível marca de 1.500.000 de unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), nenhum outro utilitário une tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção.

O projeto

VW Kombi 2012

A concepção deste projeto foi baseado em tudo que esse carro representa em sua trajetória, simplicidade, usando adaptações discretas, versatilidade sem perder suas funcionalidades e custo baixo, mas de muito bom gosto. A carroceria alisada da ao visual traços mais sóbrios e limpos, todas as logos e maçanetas foram retiradas e no lugar foram instaladas travas elétricas com sensores que permitem a abertura das portas pelo lado de dentro, outro detalhe simples, mas que destaca o visual foi a inversão das dobradiças da tampa do motor.

VW Kombi 2012

Completando o novo visual as rodas 14 com pneus 185×80 foram trocadas por 18 da BBS polidas de design clássico, recriando um estilo próximo ao German Look. Outros detalhes que somam ao conjunto todo foi a retirada dos parafusos que ficam expostos no para-choque e a troca das lentes dos pisca-pisca e sinaleiras por um conjunto escurecido.

Interessante

O nome da KOMBI veio do alemão Kombinationsfahrzeug. Semelhante a Variant, quer dizer veículo combinado ou combinação do espaço para carga e passeio.

Fonte Site da Volkswagen Brasil.

A Kombi foi um automóvel utilitário produzido pela Volkswagen. É considerada a precursora das vans de passageiros e cargas. Sua construção robusta monobloco (sem chassi), suspensão independente com barras de torção, além da excêntrica posição do motorista no carro, o tornam um veículo simples e robusto, de baixo custo de manutenção. Sua motorização é um caso a parte: embora os modelos recentes possuam motores mais modernos, durante 50 anos o motor que equipou o veículo no Brasil foi o tradicional “boxer” refrigerado a ar, simples e muito resistente. Tal durabilidade geralmente superava em muito a do resto do carro, sendo comum nas ruas brasileiras ver carros totalmente destroçados, porém com o motor rodando perfeitamente. A despeito disso, a Kombi é um carro que, se usado dentro das especificações padrão, pode durar um longo período.

Fonte: Wikipédia

Quer participar dos projetos publicados? Então diga qual carro você quer ver persoanlizado aqui Coluna Customização Automotiva, mostre sua paixão por carros sem medo de ser feliz. Para participar é fácil, mande um e-mail com seu nome, cidade e qual carro quer ver customizado para virtualcardesign@hotmail.com, ou deixe um comentário nas publicações da coluna. Partcipe!

Voltar ao topo