Vanessa Bárbara vence o Prêmio Paraná de literatura de 2014

O Prêmio Paraná de Literatura divulgou os três vencedores deste ano. A premiação, que contou com mais de 630 inscrições de todo o país, escolheu Operação impensável, de Vanessa Bárbara, como melhor romance; o livro Fios, de Sônia Barros, conhecida pelos livros infantojuvenis, foi eleito o melhor livros de poemas; e Adriana Griner venceu na categoria contos com No íncio.

Cada autor receberá R$ 40 mil, quantia superior ao é que pago por quem vence o Jabuti nas mesmas categorias, e a cerimônia de premiação deverá acontece no próximo dia 12, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Os livros escolhidos em cada categoria também serão publicados pela editora da BPP, em uma tiragem de mil exemplares.

As vencedoras

Vanessa Bárbara é uma “jovem veterana”, com os livros Noites de alface e O Livro amarelo do terminal, foi escolhida entre os escritores brasileiros para compor a edição tupiniquim da revista Granta, em 2012.

Adriana Griner é carioca e nunca havia publicado um livro. Segundo a própria autora, No Início, é o olhar feminino sobre os textos do Velho Testamento.  Já Sônia Barros tem no currículo 17 livros infantojuvenis e uma obra de poesia.

Paranaenses

Apesar de nenhum paranaense ter sido escolhido neste ano, os autores locais estão ganhando destaque na literatura nacional. Cezar Trdipalli levou o prêmio na categoria romance em Minas Gerais com O Beijo de Schiller. Marcos Peres foi grande vencedor do Prêmio São Paulo de literatura com O Evangelho Segundo Hitler. Cristóvão Tezza venceu o III Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul com Um Operário de Férias.