Uma boa fruta da época

A tangerina, também conhecida como laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado rica em fibras, vitamina C e potássio.

Recentemente relataram os benefícios antioxidantes de um flavonóide presente na fruta a nobiletina que tem papel de impedir a elevação do colesterol e é dez vezes mais potente que outro flavonoide presente no pomelo a naringenina.

As propriedades nutricionais presentes na fruta são em função de seus teores  em  vitaminas A indispensável para a saúde dos olhos e da pele  e  vitamina C, essencial para o sistema imunológico. Tem ainda em sua composição, minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Há presença de algumas vitaminas do complexo B que ajudam na prevenção de problemas neurológicos e da vitamina C mais rica nos frutos produzidos em agricultura orgânica do que os produzidos na agricultura convencional.

É conhecida popularmente pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. Ainda são poucas as evidências científicas que comprovem seu uso na hipertensão arterial ou na prevenção da aterosclerose. Sua ação laxativa é decorrente de boa quantidade de fibras, que aumenta quando ingerida com o bagaço.

Nossa receita de hoje é um suco rico em carotenoides contendo além da tangerina outras duas frutas.