Olá. Mais uma vez gostaria de conversar sobre propostas saudáveis para a alimentação de todos e em particular para a alimentação infantil. Como nutricionista, tenho observado radicalismos e/ou erros naqueles que se esforçam para acertar nas propostas de alimentação saudável ou no estabelecimento de uma cultura alimentar saudável entre os mais jovens.

continua após a publicidade

As opções de lanches, que eu muitas vezes brincando com meus alunos chamo de “isoporsitos”, resultam do processamento de grãos, como trigo e principalmente o milho, está enraizada na cultura popular há cerca de 20 anos como opção de lanche para a merenda que nossas crianças levam para a escola. Não fosse pela quantidade de sódio e de aditivos até poderiam ser considerados como opções alternativas eventuais.

No entanto, gostaria de propor o desafio da troca do lanche de fácil aquisição e transporte para a introdução de novas propostas, bem mais saudáveis, onde o aporte de gordura saturada é mínimo, de proteínas e cálcio é considerável e que contribui para o aporte das fibras tão necessárias na alimentação saudável.

Vamos usar fatias de pão integral com uma pasta feita com ricota e cottage e enfeitar com folhas de agrião ou alface e cenoura ralada e que, ainda por cima, é rápido e fácil de preparar. As sensações gustativas e os ossos em formação agradecem.

PATÊ DE RICOTA E COTTAGE

continua após a publicidade

Ingredientes:

1 pote pequeno de queijo tipo cottage
1/2 ricota
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
5-6 raminhos de cebolinha verde
1/4 de cebola média
1 dente pequeno de alho

continua após a publicidade

Modo de preparo

Bater no liquidificador os temperos com azeite de oliva.
Acrescentar colheradas do queijo cottage e pedaços pequenos da ricota.
Sem parar de bater continuar a acrescentar toda a quantidade de cottage e ricota alternando com azeite de oliva até obter o ponto de um creme espesso.
Retirar do liquidificador e armazenar em geladeira.
Montar sanduíches com pão integral, esta pasta e folhas de agrião ou alface picadas ou ainda porção de cenoura ralada.

Helena Simonard-Loureiro

É professora de Nutrição e Tecnologia em Gastronomia
helena.simonard@gmail.com