Com a chegada dos nossos colonizadores, veio também a cultura de se festejar o Natal. Após os portugueses, nossos colonizadores, recebemos outros imigrantes responsáveis por nossa grande miscigenação racial e cultural. A consequência desta riqueza para a população brasileira vai além da beleza física de nosso povo. Neste momento em que se aproximam duas grandes festas muito populares, a contribuição para a cultura gastronômica destas datas comemoradas no espaço de apenas uma semana pode ser percebida em todas as regiões brasileiras.

continua após a publicidade

O bolo, de forte influência portuguesa, pode perfeitamente substituir o panetone de tradição italiana na comemoração do Natal. Embora alguns prefiram e aguardem ansiosamente pelo Natal para comer panetone, eu sugiro que experimentem, em uma destas datas, este bolo fácil de preparar e muito saboroso, feito com vários ingredientes facilmente encontrados neste período, mas não sem antes pesquisar bem os preços que estão variando muito no mercado varejista.

Deixo ainda outra dica para este período de crise pela qual passamos: não compre além do que seria realmente necessário para a quantidade de pessoas que estarão participando da ceia seja de Natal ou na virada para o novo ano. Esta receita serve 10-15 porções.

Bolo para festas

Ingredientes:

continua após a publicidade

3 gemas
4 claras
2 xícaras de chá de açúcar
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 colher de chá de raspa de casca de laranja
10 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de chá de passas
1 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de chá de nozes picadas com faca
1/2 xícara de chá de maçã descascada e picada
1 pote de 100g de iogurte natural

Modo de preparo

1. Bater as claras em neve firme e reservar;
2. Bater o açúcar, com a manteiga, as gemas, as raspas de casca de laranja e a canela e bater sempre sem desligar a batedeira;
3. Acrescentar o amido de milho, o iogurte e a farinha de trigo aos poucos até obter massa homogênea;
4. Adicionar o fermento e bater por mais uns 30 segundos;
5. Desligar a batedeira e acrescentar as frutas picadas e as claras em neve;
6. Despejar em forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 2000C por cerca de 40 minutos, ou até quando ao espetar o bolo com a lâmina de uma faca com ponta esta saia limpa;
7. Desenformar frio e enfeitar com o estrogonofe de castanha do Brasil (receita da semana passada), cerejas em calda e/ou frutas desidratadas ou secas.

continua após a publicidade