Olá, nesta semana escolhi para nossa conversa a goma de mandioca, um alimento indígena que influencia a origem de seu nome do tupi TAPI°ÓKA que significa coágulo. Foi descoberta em Pernambuco e é um alimento muito utilizado na cozinha nortista e nordestina no Brasil. Tradicionalmente recheada com coco e queijo de coalho, o seu consumo nas demais regiões brasileiras caiu no gosto popular, o que tem aumentado a legião de apreciadores desta iguaria.

continua após a publicidade

Com a disseminação alcançada entre novos apreciadores vieram novas opções de recheios e/ou coberturas que caem no gosto popular. A dificuldade de acesso ao queijo de coalho e manteiga de garrafa gerou esta diversificação para um produto original e que pode ser consumido tanto na forma salgada como doce.

A tapioca não contém glúten e por isso serve como alternativa para o pão em refeições como lanches e café da manhã. Em se tratando de base na mandioca, a tapioca não é fonte protéica o que pode ser modificado dependendo do recheio que se escolhe.

A receita desta semana traz sugestões de recheios alternativos com produtos de fácil acesso à população sulina. Quando se usam queijos, carnes ou embutidos em seus recheios são acrescentadas fontes protéicas à tapioca.

continua após a publicidade