Sem glúten

O glúten é erroneamente considerado um vilão na alimentação para aqueles que visam redução de peso. Mas é bom que se saiba que não existe uma dieta padrão que possa atender satisfatoriamente a todos. Cada um de nós se adapta melhor a determinada alimentação em função de características individuais geneticamente condicionadas ou ainda por estar passando por momentos em nossa saúde que implicam em necessidades especiais.

Proteína encontrada em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada, o glúten é importante por conferir textura elástica às massas e sua presença é muito importante para aquelas onde há necessidade de crescimento, como pães, pizzas, calzones e esfirras, entre outras.

A pessoa intolerante ao glúten não deve consumir alimentos que contenham essa proteína, porém, isso não se aplica a todas as pessoas. Podemos comer alimentos sem glúten de vez em quando, mas a retirada do glúten de sua alimentação indiscriminadamente e por longo período de tempo não é recomendável para aqueles que não são intolerantes.

A receita desta semana é dedicada aos intolerantes, pois não contém glúten em sua composição, mas também está liberada para quem não tem intolerância, desde que seja consumida com moderação. Este bolo fica perfeito para acompanhar sucos, chás e cafés. Bom apetite!,