Um antioxidante pouco calórico

Parece impossível um único alimento ser pobre em calorias, rico em betacaroteno e ainda por cima ter versatilidade suficiente para ser preparado na forma doce ou salgada. Outra vantagem? Fácil de cultivar. Estou me referindo à versátil e saborosa abóbora que tem somente cerca de 20 kcal em 100g da polpa cozida.

continua após a publicidade

Além disso, o fruto da aboboreira, também conhecido como jerimum nas regiões Norte e Nordeste, está bastante presente na culinária nacional. Fruto rico em minerais e vitaminas, tem betacaroteno com ação antioxidante e suas fibras e a água ajudam a regular o intestino.

Suas sementes também comestíveis, contém ferro, zinco, potássio e magnésio e podem ser aproveitadas como aperitivos. Suas flores e brotos conhecidos como cambuquira podem ser utilizados para enriquecer e enfeitar fritadas e omeletes. Suas cascas bem lavadas e raladas, complementam sabor de risotos e saladas.

A polpa, sua parte mais conhecida e consumida, empresta sabor a pratos doces e salgados. O doce de abóbora com ou sem coco faz parte da memória e doçaria nacional há vários séculos e sua combinação com carnes ensopadas ou em sopas é excelente fonte de betacaroteno e não prende o intestino.

continua após a publicidade

E quando ainda imatura, a textura de sua polpa alegra refogados e até mesmo pastas para acompanhar torradinhas.

Receita Jabá com Jerimum

Ingredientes:

continua após a publicidade

500g de carne seca ou carne de sol
300g de abóbora moranga ou menina
1 cebola média
3 dentes de alho
1 tomate maduro grande
2 colheres de sopa de óleo
1 pimenta dedo de moça picada
Cheiro verde picado a gosto