Olá leitores, a partir desta coluna trarei preparações regionais do Brasil e de outros países para resgatar um pouco da memória olfativa e gustativa que influencia em nosso hábito alimentar e nos aporta agradáveis lembranças.

continua após a publicidade

As cidades do interior têm como característica, algumas até hoje, a criação de animais de pequeno porte, como porcos e galinhas, e plantação de milho, hortas caseiras com temperos frescos e hortaliças e de pomares que se enchem de frutas cheirosas e saborosas.

É possível encontrar muitos pratos típicos com temperos e frutas regionais e ainda pouco conhecidas. No entanto, outros temperos mais globalizados podem ser encontrados no hábito alimentar de todos os brasileiros.

Hoje e nos próximos quatro encontros trarei receitas nacionais com temperos e produtos de fácil acesso. A receita da semana conheci em Minas Gerais, visitando parentes de minha mãe no interior de Minas Gerais, e é de fácil preparo. O que fiz de diferente? Usei carne suína defumada e a couve, à mineira no corte, mas com crocância.

Quirera com costelinha e crispis de couve

continua após a publicidade

Ingredientes:

500g de costelinha suína defumada
2 xícaras de chá de quirera
4 xícaras de chá de água
1 cebola pequena cortada em fatias finas
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
1 maço de couve manteiga
5 colheres de sopa de óleo
Cheiro verde bem picadinho

continua após a publicidade

Modo de preparo

Cortar a costelinha entre as ripas e levar ao fogo, coberta com a água até ficar quase macia.
Lavar a quirera e escorrer.

Numa panela refogar as tiras finas de cebola e o alho bem picado. Acrescentar a quirera e as costelinhas um pouquinho de sal e pimenta a gosto.

Acrescentar água pura e se sobrou, a água da pré-cocção da costelinha até cobrir a quirera deixando passar cerca de 1 dedo de água na panela.

Deixar em fogo baixo até quase secar a água porque depois de um tempo a quirera seca e fica na textura ideal. Misturar o cheiro verde bem picadinho.

Lavar bem as folhas de couve, tirar os talos e cortar bem fininha.

Aquecer as 5 colheres de sopa de óleo e colocar a couve aos poucos em pequenas porções para fritar o obter os crispis de couve.

Montar prato com a quirera com costelinha e enfeitar com os crispis de couve.