Já faz mais de um mês que a Páscoa passou, mas aposto que tem muita gente que ainda tem ovos de chocolate em casa! E, por isso, a receita de hoje serve como sugestão para reaproveitamento dessas sobras. Nativo das Américas, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de cacau. Quando os primeiros espanhóis chegaram ao Novo Mundo, o cacau já era cultivado pelos nativos (Astecas e Maias) e foi então levado para a Europa pelos colonizadores.

continua após a publicidade

Suas sementes eram consideradas tão valiosas que o tornou inicialmente conhecido como Amygdalae pecuniariae, ‘amêndoa dinheiro‘, por servir como moeda. Posteriormente, recebeu a classificação botânica de Theobroma cacao, que significa ‘alimento dos deuses‘. Também era a matéria-prima da bebida xocóatl e/ou cacahualt, que era usada durante os rituais oferecidos ao deus.

Ao chegar à Europa, ganhou outros ingredientes em sua composição, como açúcar, canela, baunilha e leite em pó. Seu consumo estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e ajuda a controlar a ansiedade e depressão. Por ser fonte de carboidratos, aumenta a disposição e energia para realização das atividades diárias.

continua após a publicidade