O grão-de-bico (Cicer arietinum L) também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo. Uma porção de 100 gramas cozido sem sal fornece carboidratos complexos entre estes, fibras dietéticas que contribuem para o controle do diabetes, alguns tipos de cânceres, diverticulose e proteção cardiovascular.

continua após a publicidade

Além disso as leguminosas são a segunda melhor fonte de proteínas na nossa alimentação. Possui ainda vitaminas A, B6, C, E e K e minerais como potássio, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, ferro e sódio.

Pesquisas em humanos indicaram associação do consumo de grão-de-bico com redução de gordura corporal em indivíduos obesos e sugerem que a melhoria do metabolismo de gordura pode ser útil na correção de distúrbios relacionados à obesidade. Provavelmente porque a inserção de grão-de-bico na dieta resultou em aumento da saciedade e plenitude o que pode ser atribuído à presença de fibras solúveis e compostos bioativos (principalmente fitoesteróis) e por apresentar baixo índice glicêmico (IG) que beneficia diabetes e obesidade.

Trata-se de um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e pode ser facilmente encontrado em supermercados na forma de grãos integrais (crus ou cozidos) ou como farinha, já processada.

continua após a publicidade

Segue receita de uma salada, cujas sobras podem ser acrescidas à carnes cozidas e/ou dobradinha ou ainda aproveitada em uma sopa.

continua após a publicidade