- Bolo sabor churros
- Ingredientes:
- 3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar refinado peneirado
150 de manteiga sem sal
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa cheias de canela em pó
5 colheres de sopa de amido de milho
10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
400g de doce de leite
Óleo ou margarina para untar
Açúcar e farinha para polvilhar
Canela para polvilhar - Modo de preparar:
Bater as claras em neve firme e reservar.
Bater em creme bem claro, as gemas, com o açúcar e a manteiga.
Adicionar aos poucos o amido de milho misturado com a farinha de trigo alternando com o leite e continuar sempre batendo.
Acrescentar a canela e o fermento e bater mais um pouco.
Misturar delicadamente claras em neve e levar a assar em forma untada e polvilhada com um pouco de açúcar misturado à farinha de trigo em forno médio (1800C) por cerca de 40 minutos.
Deixar esfriar e desenformar.
Passar o bolo por uma mistura de canela e açúcar e decorar com o doce de leite.
Neste mês que começa a primavera e o tempo começa a esquentar vamos nos reportar ao período de férias que se aproxima e de alimentos que comemos na praia. Já conversamos aqui sobre peixes e frutos do mar e pergunto sobre os churros deliciosos e tão calóricos. Devemos baní-los completamente de nossas vidas?
De fato não vou fazer apologia à fritura associada ao doce, mas podemos comer um alimento assado que tem uma conotação de comfort food por nos remeter à infância, férias, casa da vovó? Que tal um bolo com sabor de churros?
É claro que a massa é clássica de bolo onde botamos um pouco de canela e generosa quantidade de doce de leite. E voilà, temos os sabores semelhantes aos que encontramos nos churros exceto o da gordura já queimada que agrega muitas vezes sabores indesejáveis ao saboroso alimento de origem argentina.
A receita desta semana traz o bolo churros bem mais saudável e ainda por cima muito fácil e rápido de fazer.
Sugiro que usem um doce de leite de textura bem cremosa para facilitar a decoração e de preferência um doce de leite bem brasileiro. Embora os de nossos vizinhos portenhos sejam saborosos e famosos os nossos são autênticos com gosto de leite tostado (sem a baunilha tão apreciada por lá) e até podemos fazer caseiro tanto a partir do leite como a partir da cocção de uma latinha de leite condensado em panela de pressão.