Festas de fim de ano

Ufa! Entramos no último mês de 2015. Como passou rápido! Entre os abraços aos colegas de trabalho, amigos e familiares ocorre uma sucessão de confraternizações gastronômicas que, em geral, acontece entre esses grupos e com a família na casa de um dos membros.

Por isso, optei por escolher a partir desta coluna, contando com as três próximas precedendo Natal e Réveillon, fornecer dicas rápidas e saborosas para itens das ceias características destas comemorações seja para fazer em casa seja para levar para outro lugar.

Nesta semana, a dica é sobre um doce cremoso e muito saboroso cuja versatilidade permite que seja consumido como sobremesa ou como recheio/cobertura de bolos ou tortas, o famoso estrogonofe de nozes que nesta versão abrasileirou para a castanha do Brasil. Caso ache o gosto muito acentuado, sugiro utilizar parte da quantidade de castanha necessária por nozes.

Neste doce, existe um outro cuidado que é a utilização de claras em neve cruas. Neste caso, recomendo cautela com o risco de salmonelose, uma toxinfecção alimentar bastante frequente agora nos dias de calor. De qualquer forma, as claras em neve podem ser substituídas e bem por produtos comerciais apropriados para elaboração de chantilly. Neste caso, suficiente para 2 xícaras de chá cheias.

Estrogonofe de castanha do Brasil

Ingredientes:

1 xícara de chá de castanhas do Brasil picadas e levemente tostadas
2 latas de leite condensado cozido por 40 minutos
1 lata de creme de leite light
4 claras em neve firme

Modo de preparo

1. Misturar o doce de leite, o creme de leite e as castanhas e misturar bem até obter massa homogénea;
2. Acrescentar delicadamente as claras batidas em neve até obter uma massa homogênea e ligeiramente mais esbranquiçada que a mistura anterior;
3. Levar à geladeira e servir pequenas porções como sobremesa enfeitando com cerejas ou lascas de castanha;
4. Se preferir, pode usar como recheio ou cobertura de bolos.

Paraná Online no Facebook