E a Nega, era mesmo maluca?

Este famoso bolo tem origem portuguesa, como a maioria de nosso bolos, e com este nome curioso para os estrangeiros que nos visitam. O nome tem duas possibilidades para explicação, embora em algum momento as informações são convergentes principalmente em se tratando da data alegada para sua criação, 1840.

Na origem de seu nome o que há de comum além do ano de sua criação é a associação de uma escrava africana (nega) que acidentalmente deixou cair chocolate num bolo que preparava para sua sinhá e que ainda teria substituído a manteiga por óleo e o leite por água, mas que ainda assim finalizou o bolo, assando-o e obtendo um bolo delicioso e apreciado por todos. Esta explicação se aplica ao Nega.

No caso o ‘ maluca‘ está associado à maluquice da troca incomum de ingredientes, mas o fato de que a escrava não conseguia se comunicar em português e somente usava seu dialeto africano fato este associado ao maluca porque a pobre falava uma língua não compreendida pela maioria dos senhores para os quais trabalhava.

O fato é que o Nega Maluca é um bolo centenário associado à nossa gastronomia brasileira que já incorporou como recheio e/ou cobertura outra iguaria da culinária nacional o brigadeiro. Seja lá como for viva a maluquice e sua consequência

Nega Maluca

Ingredientes

Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó
4 ovos
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de água fervente
1 colher de sopa de fermento em pó
Cobertura e recheio
200g de chocolate ao leite derretido
300g de creme de leite
Confeitos coloridos

Modo de preparo

Misturar a farinha de trigo, açúcar e chocolate numa tigela e acrescentar os ovos inteiros. Mexer com uma espátula. Não há necessidade de batedeira ou liquidificador.

Acrescentar a água e o óleo e misturar bem.

Adicionar o fermento, misturar bem e dispor em forma untada com óleo e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido a 200C. Abaixar a temperatura para 180-1700C e assar por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso faça uma receita de brigadeiro deixando mais mole para usar como cobertura e recheio ou derreta o chocolate no micro-ondas por cerca de 2 minutos e acrescente o creme de leite.

Deixar o bolo esfriar para desenformar cortar ao meio e rechear. Cobrir com o mesmo recheio e enfeitar com confeitos de sua preferência.

OBS:Caso prefira um bolo mais alto como o da foto use uma forma retangular e corte o bolo na sua largura pondo uma parte sobre a outra.

Paraná Online no Facebook