Mais um alimento proveniente da mandioca, o cuscuz de tapioca é feito com a tapioca granulada onde se adiciona água, leite ou leite de coco fervente para desenvolver o doce delicioso.
Muito consumido na Bahia, o cuscuz de tapioca chegou e se instalou nas praias cariocas, onde é vendido por ambulantes com tabuleiros equilibrados na cabeça e um suporte para o tabuleiro onde será apoiado no momento de ser cortado e servido ao cliente sempre com uma boa camada de leite condensado por cima ajudando a fixar o coco ralado, que acrescenta mais sabor ao cuscuz.
Nossa receita de cuscuz também está fazendo alusão às festas juninas onde quase sempre pode ser encontrado nas comemorações da região sudeste para o norte do país.
Feito a partir do amido da mandioca pode ser consumido pelos intolerantes e/ou alérgicos ao glúten. Para os que não consomem produtos que contenham lactose, o leite de vaca pode ser substituído por água ou leite de coco e o leite condensado por leite condensado sem lactose sem prejuízo ao sabor original do cuscuz.
Sendo um amido, ele faz uma espécie de goma saborosa e pode ainda ser usado para produção de um excelente pudim de tapioca feito de maneira semelhante ao cuscuz sem necessidade de ir diretamente do fogo antes de ser consumido.
Modo de preparo
Numa forma retangular refratária grande, misturar a tapioca granulada, o açúcar e metade do pacote de coco ralado.
Acrescentar a água fervente, misturar de forma uniforme a água quente e tampar. Deixar repousar até a água ter sido totalmente absorvida. Por cima jogar o restante do coco ralado e alternar com o leite condensado.
Cuscuz de Tapioca
Ingredientes:
Pacote de 500g de tapioca granulada
100g de coco seco ralado sem adição
de açúcar
1 xícara de chá cheia de açúcar
1,3 L de água fervente
1/2 lata de leite condensado