Com sobras ou fresco

Nem sempre sabemos o que fazer com sobras de alimentos que ficam na geladeira. No entanto, alguns novos pratos são possíveis e se tornam até mesmo mais saborosos que os originais.

Um erro comum é tentar reaproveitar a sobra no formato em que este alimento foi preparado. O frango que foi assado e esfriou modificou seu sabor devido à alteração que a gordura sofre durante a cocção, ficando mais suscetível ao processo de rancificação, com prejuízo de sabor e aroma mais perceptível. No entanto, quando modificamos a sobra por corte ou com acréscimo de novo tempero e nova cocção com molhos ou caldos, em geral o reaproveitamento se torna possível como se fosse uma nova preparação.

A receita de hoje trata do reaproveitamento de sobras de arroz e de frango na produção de um prato que não necessita de mais acompanhamentos além de uma bela salada. Além disso, este também pode ser feito com arroz e frango feitos especialmente para esta preparação. Este prato me reporta aos domingos e festas familiares da minha infância, onde era consumido acompanhado por pernil de porco assado e salada de batata com maionese. Humm… que delícia!

Arroz de forno

Ingredientes:
2 xícaras de chá de sobras de frango assado ou ensopado (ou frango fresco cozido e refogado)
2 tomates maduros
1 cebola pequena
1 colher de sopa de óleo
1 cenoura cozida e picada
1 xícara de chá de ervilha congelada
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
4 xícaras de arroz cozido
50g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Se não for partir de sobras de arroz e frango, cozinhar o arroz com água e óleo e cozinhar o frango na água com folha de louro.

Desfiar o frango e refogar o tomate, a cebola e o alho bem picados no óleo. Juntar o frango e a ervilha e se necessário acrescente um pouco de água até obter o frango bem cozido e temperado. Desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde picado.

Misturar o arroz com a cenoura. Se for partir do arroz cru podem ser cozidos juntos.

Montar num refratário uma camada de arroz igual à metade da quantidade total. Cobrir com o recheio e dispor o restante do arroz por cima.

Polvilhar com queijo ralado e mais um pouco do cheiro verde e levar ao forno por cerca de 20 minutos ou até derreter o queijo.

Variação: cobrir a última camada de arroz com queijo mozzarela em fatias ou picado.