Berinjela, fonte de fibras solúveis

A berinjela é uma planta que, segundo alguns historiadores, é cultivada na Índia há aproximadamente 4.000 anos inicialmente como planta ornamental. Os árabes a trouxeram para a Península Ibérica, a partir de onde teve seu consumo disseminado. No Brasil, chegou principalmente com imigrantes italianos como um alimento de fácil cultivo essencial em sua alimentação, porém, na mesa do brasileiro, ainda representa tímida contribuição na alimentação diária.

Fruto versátil e de valores nutricionais interessantes, fornece em cada 100g apenas 25 kcal e 3g de fibras (10% da recomendação diária), porém quantidades insignificantes de proteínas e lipídios.

No entanto, assim como o jiló e o tecido branco presente logo abaixo da casca na laranja, limão e maracujá, sua polpa tem características de tecido vegetal rico em pectina. Apesar de alguns pesquisadores associarem sua contribuição para a redução dos níveis de colesterol sérico a algum alcalóide ali presente, a pectina por si só já desempenha papel no controle dos níveis de colesterol e da glicemia.

A receita de hoje traz uma proposta com a berinjela que pode ser utilizada como entrada ou como alternativa para um sanduíche vegetariano de sabor que vale a pena experimentar.

Entrada de Berinjela

Ingredientes:
1 berinjela média
1/2 cebola branca
Suco de 1 limão
Azeite de oliva
1 colher de chá de sal grosso
Pimenta do reino a gosto
Orégano a gosto (não obrigatório)
2 colheres de sopa cheiras de cebolinha verde bem picadinha

Modo de preparo

Espremer o limão e misturar em 300ml de água.

Cortar a berinjela em 3 pedaços no sentido do comprimento formando anéis grossos.

Descascar cada um destes anéis e cortar em fatias finas com cerca de meio milímetro de espessura. Tornar a cortar estas fatias em tiras e deixar descansar na água com limão até terminar toda esta operação.

Escorrer a berinjela fatiada e levar para cozinhar em fogo médio em panela pequena cobrindo as berinjelas com água. Acrescentar o sal grosso e deixar levantar fervura. Abaixar o fogo e deixar por 3 minutos.

Enquanto isso cortar a cebola em fatias bem finas no sentido do comprimento de forma a obter as fatias da cebola e da berinjela semelhantes.

Desligar o fogo e acrescentar a cebola.

Abafar a panela e deixar por 2 a 3 minutos. Escorrer e temperar com azeite de oliva, pimenta do reino, orégano e a cebolinha verde.

Deixar esfriar. Servir acompanhando torradinhas ou fatias de pão integral ou compondo sanduíches.

Paraná Online no Facebook