O grupo dos tubérculos e raízes se destaca pelo teor de amido, um carboidrato complexo que necessita ser quebrado em nosso organismo para produzir a glucose necessária à produção de energia imediata. Esta energia é necessária a todas as pessoas, e em particular àquelas que estão em algum tipo de treinamento físico. Além do fornecimento de carboidratos complexos estes alimentos são extremamente versáteis na culinária por apresentarem texturas adaptáveis.

continua após a publicidade

As diferentes fontes de carboidratos, no entanto, apresentam índices glicêmicos diferentes o que reflete no tempo necessário até a obtenção da glucose para o processo final de fornecimento de energia. Particularmente para os diabéticos e os que treinam visando alto rendimento, alimentos com índices glicêmicos mais baixos têm a vantagem de liberar mais lentamente a glucose, facilitando um melhor aproveitamento na obtenção da energia nossa necessária de cada dia.

A batata doce, assim como o frango, tem sido incluída no cardápio de muitos adeptos de treinos físicos, leves ou pesados. A receita da semana traz uma proposta alternativa para o consumo de batata doce e frango com um escondidinho montado a partir de uma mousseline de batata doce.

Escondidinho de batata doce

Ingredientes:
500g de batata doce cozida, descascada e amassada
Cerca de 2 xícaras de chá cheias de recheio de frango que pode ser o mesmo do arroz de forno da semana passada, ou seja, um frango cozido e desfiado refogado com tomate, cebola e alho em um pouco de óleo e finalizado com cheiro verde picado.
Creme de leite com soro ou nata fresca suficiente para obter um purê bem macio (mousseline).
Sal e pimenta a gosto que devem ser usados no recheio e na mousseline de batata doce.
Noz moscada ralada a gosto.
Queijo ralado a gosto.

Modo de preparo

continua após a publicidade

Misturar a batata doce com sal e noz moscada.
Montar o escondidinho numa forma refratária, forrando o fundo e as laterais com 2/3 da mousseiline. Dispor o recheio e cobrir com o restante da batata. Polvilhar com queijo ralado.
Se preferir gratinar, ponha um pouco do creme de leite ou nata sobre o escondidinho e polvilhar com o queijo. Levar ao forno somente para gratinar.
Variação: misturar na batata com creme de leite ou nata um pouco de queijo tipo cottage ou ricota bem amassado.,

Helena Simonard-Loureiro  é professora de Nutrição e Tecnologia em Gastronomia

continua após a publicidade

helena.simonard@gmail.com