As inflorescências na nossa alimentação

Com a proximidade do inverno algumas hortaliças são deixadas de lado por conta do hábito de serem consumidas como saladas. Um prato frio em dias frios? Ninguém merece! Pois é, por isso resolvi que hoje conversaríamos sobre uma hortaliça bastante versátil e que dá excelentes resultados tanto em saladas frias como em preparações quentinhas e acolhedoras para um dia típico de inverno.

A hortaliça escolhida é uma inflorescência da espécie Brassica oleracea, que contém para cada xícara do produto cozido: 30 Kcal; 2 g de proteína de baixo valor biológico, traços de gordura, 6 g de carboidratos, 34 mg de cálcio, 404 mg de potássio, 8 g de sódio, 20 UI de vitamina A e 69 mg de vitamina C. Qual é ela? A couve-flor.

Sua versatilidade nos faz buscar esta hortaliça cuja safra se inicia em julho e termina em outubro mas que já podem ser encontradas à venda em buquês maiores e com folhas tenras e verdinhas.

Das folhas às flores, o principal cuidado está na forma de higienização e como será cozida para que não se acentue o sabor intenso de compostos sulfurados presentes em sua composição. As folhas, se bem lavadas e picadas bem fininhas, podem ser refogadas como a couve manteiga dando um acompanhamento bastante saboroso. A nossa receita da semana é versátil pois facilita aproveitar suas sobras na elaboração de uma sopa muito saborosa.

Modo de preparo

Cortar as folhas, lavar bem secar e reservar para  uso futuro. Separar os buquês e deixar em vasilha com água.
Retirar com uma faca de ponta fina a película que recobre o caule da couve-flor.

Lavar os buquês em água corrente e verificar se ficaram isentos de insetos e sujidades.

Acomodar em água com um pouco de sal em panela de forma que os caules fiquem voltados para a água e a inflorescência para cima em panela tampada e levar ao fogo até ferver. Destampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo até amolecer os caules.

Reservar a água em que foi cozida.

Numa panela refogar a cebola na manteiga até dourar levemente. Acrescentar o leite com o amido dissolvido temperado com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto. Deixar ferver até engrossar.
Dispor a couve-flor cozida num recipiente refratário. Cobrir com o molho feito com leite, polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Depois de servir, com o que sobrar desta preparação, deixar esfriar e acrescentar a água da cocção que foi reservada. Bater em liquidificador. Por em panela e levar a ferver. Polvilhar com cheiro verde.