As diferentes moquecas (I)

O termo Moqueca de origem incerta, remete à forma de preparação moquém ou moqueado que se refere aos pratos normalmente feitos com carne envolta em folha ou de alguma forma encoberta para assar ou cozer.
A moqueca é muito comum e conhecida nas culinárias baianas (Norte) e capixaba (Sudeste) feitas com os mesmos ingredientes principais, peixe e/ou frutos do mar, mas diferentes nos temperos utilizados.

Os acompanhamentos são os mesmos: pirão, arroz e saladas cruas mas podemos ter também um molho apesar da quantidade de caldo característica da preparação.

Na Bahia as raízes africanas se misturaram à cultura portuguesa e gerou um prato diferente do Espirito Santo onde a mistura que se sobressaiu foi a dos portugueses com os indígenas.

O fato do recipiente onde se cozinha a moqueca ser uma panela de barro pode estar associado ao termo moquém pois o conjunto formado pelos ingredientes/utensílio remete à cocção em ambiente fechado embora não seja uma folha de bananeira cozido num buraco com brasas na areia o que era mais utilizado em épocas passadas.

Nossa receita de hoje trata-se de uma moqueca baiana pelos ingredientes utilizados e fica já como sugestão para o período de calor que se aproxima pela facilidade de encontrarmos peixe e frutos do mar frescos no litoral.

Moqueca de Camarão

Ingredientes:

1 Kg de camarão rosa
Suco de 2 limões Tahiti
1 pimentão verde
2 tomates maduros
1 cebola branca ou roxa média
1 pimenta malagueta
2 dentes de alho amassados
500 mL de leite de coco
1/2 xícara de chá de cheiro verde e coentro picados
2 colheres de sopa de azeite de oliva.
Azeite de dendê
Sal a gosto

Modo de preparo

Descascar e limpar retirando os fios pretos dos camarões
Deixar os camarões de molho no suco de limão.
Picar os temperos verdes e a pimenta malagueta e reservar.
Picar o pimentão, tomates e cebola em rodelas e reservar.
Numa panela preferencialmente de barro, aquecer o azeite de oliva, refogar o alho e acrescentar os camarões escorridos.
Dispor sobre os camarões as rodelas de tomate, cebola e pimentão.
Acrescentar o leite de coco e cozinhar por tempo suficiente para que os camarões mudem de cor. Desligar o fogo.
Acrescentar azeite de dendê suficiente para dar a cor amarela característica da moqueca e os temperos verdes picados junto com a pimenta malagueta.
Servir quente acompanhado de arroz branco ou o arroz com castanha e coco (receita da semana passada) e se quiser um pirão ou farinha.

Confira aqui a segunda parte da série Moquecas!

Paraná Online no Facebook