Semente da castanheira-do-Pará atualmente conhecida como castanha-do-Brasil, é uma das poucas oleaginosas nativas do Brasil e as demais são provenientes de outras regiões do mundo o que torna seu custo bem mais elevado. O grupo das oleaginosas em geral é composto por frutas secas entre elas as nozes, amêndoas, amendoim, pistache, castanha portuguesa, pinhole, pinhão, avelã, noz pecã e castanha do caju

continua após a publicidade

Muito utilizada na culinária da região Norte brasileira, a castanha-do-Brasil tem a versatilidade de um sabor neutro que se presta tanto às preparações doces (maneira como é mais conhecida) como para as salgadas.

Excelente fonte de selênio, zinco e vitamina E potentes antioxidantes para o nosso metabolismo, apresenta também boas quantidades de tiamina, fósforo e magnésio sem falar do seu tipo de gordura que tem boa porcentagem de ácidos graxos monoinsaturados que atuam reduzindo o mau colesterol (LDL) e ajudando na melhoria do bom colesterol (HDL) uma maneira de prevenção de doenças cardiovasculares. Além destes dois benefícios para nossa saúde, os demais nutrientes presentes nesta oleaginosa atuam melhorando o metabolismo energético.

Nossa receita da semana traz uma proposta de consumo de uma preparação salgada, com ingredientes típicos da culinária nacional e que acompanha muito bem peixes, aves e produtos suínos.

Arroz com castanha e coco

continua após a publicidade

Ingredientes:

2 xícaras de chá cheias de arroz parboilizado ou mix de
5 castanhas-do-Brasil laminadas e passadas por frigideira quente sem adição de gordura
1/2 xícara de chá de coco em flocos seco sem açúcar
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Cheiro verde picadinho se for usar para acompanhar pratos com pescado que contenha molho.

continua após a publicidade

Modo de preparo

Lavar o arroz e escorrer.

Numa panela dourar o alho no azeite de oliva

Acrescentar o arroz, o coco e água suficiente para cozinhar o arroz ‘al dente‘.

Adicionar um pouco de sal (este arroz não deve ficar salgado, somente uma “leve lembrança” de sal.

Quando o arroz estiver cozido, o coco vai estar hidratado acrescentando uma textura interessante à preparação. Desligar o fogo e após cerca de 10 minutos acrescentar as castanhas laminadas e levemente tostadas.

Servir com pernil ou frango assado ou um prato com pescado.

Nota. Se preferir uma versão doce não usar arroz polido e substituir a água por leite, acrescentar 1/2 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de mel.

Helena Simonard-Loureiro

É professora de Nutrição e Tecnologia em Gastronomia

helena.simonard@gmail.com