Parceiros? Como assim? Esta é uma das contribuições do indígena à culinária brasileira. Também conhecida como aipim, aipi, macaxeira, uaipi entre outros termos brasileiros para designar esse arbusto. Segundo consta, ele tem sua origem no sudoeste da Amazônia e, mesmo antes da chegada dos europeus à América, seu cultivo para a alimentação já estava disseminado por toda a América assim como sua parceira, a também americana batata. Estas raízes e tubérculos ricos em amido fazem parte do hábito alimentar de grande parte da população mundial.

continua após a publicidade

O fato é que na alimentação do brasileiro sua versatilidade e neutralidade de sabor faz da mandioca um alimento amplamente utilizado na culinária nacional de norte a sul do País, tendo suas regionalidades e, ao contrário do coco, é muito mais encontrada associada a pratos salgados do que a doces.

Sua obtenção é fácil, pois seu cultivo está muito bem distribuído por todo o Brasil e não só a raiz da planta Manihot esculenta é bastante utilizada como suas folhas são empregadas na culinária nortista.

No Sul, o estado de Santa Catarina tem excelente produção de farinhas de diferentes texturas, que possibilitam a utilização em diversos produtos inclusive substituindo a farinha de trigo, por não conter glúten. Sua goma é um poderoso espessante para diferentes preparações.
Nossa receita de hoje trata-se de um doce que me traz lembranças de minha avó.

BOLO DE AIPIM COM COCO

continua após a publicidade

*sem glúten, sem lactose e sem açúcar

Ingredientes:

continua após a publicidade

500g de mandioca sem casca
1 vidro grande de leite de coco
200g de coco ralado seco e sem açúcar
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina light
2/3 xícara de chá de adoçante culinário em pó (eu recomendo à base de sucralose)

Modo de preparo

Picar a mandioca e colocar em liquidificador junto com o leite de coco e os ovos.

Bater até obter um creme liso.

Sem parar de bater acrescentar o adoçante e a margarina. Bater mais um pouco e acrescentar o coco ralado. Bater por mais 30 segundos
Untar com óleo uma forma média e polvilhar com amido de milho.

Despejar a massa do liquidificador e levar para assar em forno a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que, ao testar com uma faca limpa de ponta, esta saia limpa.

Deixar esfriar e sirva.