Dando continuidade à nossa conversa sobre pratos da nossa cozinha brasileira regional, hoje vamos falar um pouco sobre a contribuição africana ao nosso hábito alimentar.

continua após a publicidade

Os africanos introduziram ingredientes diferentes, como leite de coco, azeite de dendê, pimenta malagueta, quiabo, erva-doce, gengibre, açafrão, gergelim, amendoim africano, melancia e ainda o feijão preto e outros tipos com os quais aprendemos a fazer acarajé, atualmente conhecido como patrimônio nacional, vatapá, caruru, mungunzá, angu e a pamonha.

Com esta importante contribuição veio o coco, que além de seu leite, tem polpa muito apreciada. É um alimento rico em energia 354 kcal para cada 100g e é boa fonte de potássio. Tem sido associado, quando consumido em pedaços puros sem adição de açúcar, à proteção contra cáries dentárias por fazer uma certa lixiviação de restos de alimentos que podem contribuir para a formação da cárie e por ser neutro, sua versatilidade empresta sabor e textura tanto a pratos salgados como doces, forma como aqui no Sul do país é mais conhecido entrando em sobremesas, recheios de tortas e bolos, balas etc.

Nossa receita de hoje é uma variação para o famoso manjar de coco com calda de ameixa. Trata-se de um creme cocada que serve tanto para ser servido como sobremesa em tigelinhas acompanhado de calda de ameixa (nossa foto) como para ser usado em recheio e cobertura de tortas e bolos. Desfrute o coco!

continua após a publicidade